O que é uma joint venture?

Em busca da expansão de seus negócios, empresas de todo o mundo procuram por alternativas que favorecem o seu crescimento de mercado. Uma das formas de aumentar a competitividade e expandir horizontes no meio empresarial é a estratégia de joint venture.

 

Basicamente, esse conceito visa a parceria entre empresas como estratégia de crescimento no mercado. Nesse sentido, as empresas fazem um acordo de colaboração entre si, visando atingir novos mercados, com isso a proposta visa o compartilhamento de informações e tecnologias, apoio comercial e outros fatores de crescimento.

Joint venture: como esse conceito funciona? 

A joint venture é um modelo de colaboração entre empresas, também conhecido como “união de risco”. Funciona assim: duas ou mais empresas se unem em prol de um objetivo específico, como por exemplo, executar um projeto de expansão ou desenvolver uma nova atividade econômica.

 

Por ser acordos de colaboração, geralmente uma joint venture tem prazo determinado. O modelo de joint venture é aplicado por empresas de diferentes portes e segmentos de mercado.

Tipos de joint venture

Existem dois tipos de joint venture, de acordo com a base jurídica, são eles: joint venture contratual e joint venture societária. Confira mais sobre abaixo:

Joint venture contratual 

Nenhum acordo de joint venture contratual não há a criação de uma nova empresa e nem uma espécie de compra de uma empresa por outra. Para fins jurídicos, esse tipo de contrato não tem vínculo societário.

 

Isso é um modelo formado por empresas que buscam parceiros de colaboradores para fins específicos como entrar em novos mercados, por exemplo.

Joint venture socialária

No contrato de joint venture socialária, houve a criação de uma nova empresa com formalização jurídica e divisão socialária entre os principais parceiros. Esse tipo de joint venture é firmado entre empresas que buscam parcerias de longo prazo.

Exemplos de joint venture no Brasil 

No Brasil, existem diversos exemplos de joint venture em diferentes segmentos de mercado. Um exemplo bastante conhecido é uma joint venture firmada pela parceria entre Unilever e Perdigão em 2007, que se uniram para aumentar a participação do mercado das marcas Becel e Beccel ProActiv.

 

No acordo, a Unilever se responsabilizou pela pesquisa e desenvolvimento da marca, enquanto a Perdigão assumiu os processos de produção, venda e distribuição dos produtos. 

 

Em exemplos mais recentes, podemos citar a Simba Content, joint venture que surgiu em 2016 através da parceria entre SBT, Rede TV! e Record. As emissoras de televisão se uniram para ter uma plataforma de conteúdo mais robusta no streaming e para negociar melhores contratos e produzir novos canais para a TV por assinatura.

Quais como vantagens de apostar em uma joint venture?

O conceito de joint venture é aplicado por empresas de diversos países. Os acordos de colaboração facilitam a expansão de negócios e trazem alguns benefícios. Confira como principais vantagens da joint venture abaixo:

Compartilhamento de riscos 

A parceria com outras empresas ajuda a diminuir os riscos da operação. Focadas em processos de expansão, uma joint venture traz a garantia de diminuição de perdas, caso o processo dê errado. Dessa maneira, todas as empresas participantes arcam com uma parcela do risco do projeto. 

 

Compartilhamento dos investimentos 

 

Muitas empresas não levam projetos de expansão à frente por conta da limitação de capital. Nesse caso, a joint venture se apresenta como uma alternativa para viabilizar esses projetos sem necessidade de contração de crédito no mercado.

 

Assim, além de dividir os riscos, as empresas parceiras também dividem os investimentos. Dependendo do tipo de colaboração firmada, empresas podem entrar com capital financeiro, investir por meio de transferência de tecnologia ou assumindo processos no projeto. 

Acesso a novos mercados 

A joint venture também ajuda as empresas a entrarem em novos mercados. Seja em projetos para ampliar a participação em outros segmentos ou mesmo em outros países, a parceria entre empresas pode facilitar esse acesso. É comum que o joint venture ajude empresas em projetos de expansão internacional, por exemplo. 

 

Como vimos ao longo do artigo, o joint venture é um conceito que se desenvolveu e vem ganhando popularidade em todo o mundo. Esse é um dos meios mais utilizados por empresas para alcançarem novos mercados e criarem novos produtos e serviços.