UX Design inteligente para e-commerce

O estilo de comércio através do e-commerce está ganhando cada vez mais espaço em território nacional. Isso se dá por conta da grande expansividade de território que o comerciante ganha a aderir à loja virtual. Para melhor entendimento, um pequeno exemplo será o suficiente: uma negociante que antes realizava vendas apenas em sua loja física teve seu alcance de vendas limitadas apenas à sua cidade e às algumas cidades vizinhas.

 

Mas, através do e-commerce, esse mesmo negociante é capaz de realizar vendas em todo o território nacional ou até mesmo internacional em alguns casos. O comerciante, aderir a essa modalidade, além de ganhar mais espaço, possuirá muito mais concorrentes, e é aí que as estratégias de vendas entram.

 

Para vender na internet, são necessárias muitas técnicas e também investimentos, seja em Marketing Digital para trazer mais vendas ou até mesmo com um programador para melhorar a usabilidade do site de e-commerce. Algo que tem conseguido ganhar a atenção dos consumidores é o UX Design no e-commerce.

Desbravando esse design inteligente para e-commerce

Muitas pessoas nunca ouviram falar sobre essa metodologia, mas há relatos de que ela consegue trazer muito mais vendas para o dono do e-commerce, isso por conta de garantir uma boa experiência para o consumidor.

 

Afinal de contas, a sigla UX nada mais é do que abreviação para “User Experience”, ou em tradução livre para o português, “Experiência do usuário”. Então, esse design inteligente feito sob medida para proporcionar aos usuários do e-commerce uma boa experiência está abrangendo diversos elementos, como, por exemplo:

 

  • todos os áudios como áudios, textos e até mesmo vídeos;
  • a interação entre o consumidor e os produtos da loja virtual;
  • a velocidade com que determinados elementos interagem com o usuário;
  • gatilhos mentais de vendas que conseguem gerar decisões de compras.

 

Os elementos listados são apenas alguns dos diversos que o design UX. É fato que os consumidores atualmente buscam ter mordomia em suas compras, afinal de contas, quanto melhor é a experiência de compra, maior é a satisfação do cliente que a realizar pela internet. A prova disso são os números de vendas que o UX pode trazer em tão curto prazo.

 

Entretanto, os donos de e-commerce precisam saber que apenas investir em Design UX não vai aumentar as vendas e pela loja em destaque. Alguns outros pontos devem ser considerados.

A experiência do usuário e a estratégia inteligente

Para que sua loja se destaque, tanto a experiência do usuário quanto uma estratégia inteligente deve ser colocada em prática.

 

Os usuários buscam cada vez mais lojas que são menos robotizadas, dando preferência às interações humanas. Por isso, colocar na prática uma estratégia que traga esse ponto pode ser a peça fundamental para bombar no e-commerce.

 

Outra estratégia que pode auxiliar a experiência do usuário e trazer mais resultados convertidos em vendas é a estratégia de e-mail marketing.

 

Todos os exemplos citados acima são apenas algumas das diversas abordagens que podem ser utilizados junto do UX Design para aumentar as vendas, e colocar o e-commerce em destaque.

 

Assim, o UX Design pode trazer numerosas vendas para o e-commerce, mas para isso não deve abrir mão de uma boa estratégia. Afinal, o que o UX Design pode oferecer para um e-commerce é:

 

  • uma boa estrutura da informação;
  • conteúdos relevantes;
  • fluxo de interação dos consumidores;
  • usabilidade de site;
  • velocidade na loja virtual;
  • fatores psicológicos que geram vendas.

 

Portanto, para tirar total proveito de todas essas funções que esse sistema tem a oferecer e trazer mais vendas para o negócio, uma boa estratégia é mais do que essencial.