Como o uso da tecnologia afeta a saúde de homens e mulheres?

Na luta para nos mantermos saudáveis, a tecnologia pode nos dar uma vantagem em nossa vida pessoal e profissional. Podemos usar nossos dispositivos digitais para melhorar nossas dietas, monitorar nossos esforços de condicionamento físico ou nos ajudar com a conformidade com a medicação .

E isso se soma a todos os outros avanços tecnológicos maravilhosos que aprimoraram nosso sistema de saúde, fornecendo melhor atendimento ao paciente, melhorando o relacionamento com os pacientes e resultados médicos mais rápidos que vão direto para o seu telefone.

Quando se trata de cuidados primários para mulheres e homens, os médicos estão atendendo cada vez mais pacientes que apresentam sinais de uso excessivo da tecnologia, principalmente com a dependência atual de smartphones em nosso dia-a-dia. 

Afinal, os brasileiros passam quase 12 horas por dia olhando para várias telas digitais,  e esse número continua aumentando. Um estudo recente da Deloitte descobriu que 60% dos adultos norte-americanos com idades entre 18 e 34 anos admitiram o uso excessivo de smartphones. Isso nos leva a fazer a pergunta: “Quais são alguns efeitos negativos da tecnologia?”

Efeitos negativos da tecnologia na saúde

De forma alguma estamos afirmando que você não deve usar tecnologia. Na verdade, adoramos ficar conectados. Em vez disso, queremos incentivar o uso inteligente da tecnologia que tira proveito de suas conveniências e neutraliza os efeitos colaterais causados ​​pelo uso excessivo.

Ao considerar os seguintes sintomas relacionados ao vício em tecnologia, você pode continuar a aproveitar seu poder para melhorar seu bem-estar geral enquanto permanece conectado. Aqui estão algumas considerações importantes sobre o uso da tecnologia e como ela afeta nossa saúde. 

Tensão ocular

Quando olhamos para uma tela por longos períodos de tempo, muitas vezes esquecemos de piscar. Na verdade, a pesquisa mostrou que a fadiga ocular digital reduz nossa taxa de piscar pela metade, o que significa que as lágrimas que protegem nossos olhos evaporam sem serem repostas. Além disso, ler as fontes menores em um smartphone ou outro dispositivo portátil pode intensificar a tensão.

Como resultado, quase 60% dos adultos relatam sintomas de fadiga ocular digital, que incluem olhos secos, dores de cabeça, visão turva, queimação, coceira, dificuldade de foco e dor no pescoço ou ombros. Para a maioria das pessoas, o cansaço visual apenas causa desconforto, mas normalmente não resulta em problemas de longo prazo. 

Redução da fadiga ocular

Para minimizar o desconforto, os médicos recomendam fazer um intervalo “20-20-20”: A cada 20 minutos, faça um intervalo de 20 segundos e concentre-se em algo a 20 metros de distância. Para treinar para piscar mais, adquira o hábito de piscar sempre que respirar. 

Outras dicas para combater a fadiga ocular digital incluem: 

  • Reduzindo a iluminação do teto para eliminar o brilho da tela 
  • Usando óculos, se necessário
  • Posicionando-se a uma distância do braço da tela
  • Aumentar o tamanho do texto em dispositivos para torná-los mais fáceis de ler
  • Fazendo exames oftalmológicos regulares 

Inatividade física

Quando usamos tecnologias como computadores, videogames ou TVs, geralmente não fazemos exercícios. É por isso que há um crescente corpo de pesquisas ligando o uso excessivo de dispositivos digitais à diminuição dos níveis de exercícios e condicionamento físico. Por exemplo, em um estudo recente cobrindo estudantes universitários na Tailândia, os pesquisadores descobriram que os estudantes viciados em smartphones participaram de menos atividade física em comparação com aqueles que moderaram seu uso. 

Logicamente, passar mais tempo no sofá assistindo TV ou jogando videogame reduz o tempo gasto para se manter ativo. No entanto, a ligação entre obesidade e jogos está marginalmente associada ao ganho de peso em adultos , com a exposição à luz azul não natural de uma TV e dispositivos inteligentes sendo mais associada à obesidade .

Aplicativos que ajudam você a ser mais ativo fisicamente

Esse é um problema que a tecnologia pode nos ajudar a resolver facilmente. Existem muitos aplicativos de condicionamento físico disponíveis para ajudá-lo a seguir uma rotina de exercícios, manter-se motivado e monitorar seu progresso. 

Usar apenas um deles pode ajudá-lo a obter atividade suficiente para neutralizar o tempo de tela e incentivar os exercícios. Aqui estão alguns de nossos aplicativos de fitness favoritos para mantê-lo ativo:

  • Para corredores ao ar livre: Nike + Run Club
  • Para rastreamento de condicionamento físico geral: App Fitness da Apple 
  • Para ioga: Asana Rebel
  • Para novos corredores: Couch to 5K
  • Para exercícios de dez minutos: Sworkit 

Saúde mental

Mais de três bilhões de pessoas interagem entre si nas redes sociais todos os dias. Embora muitas de nossas trocas sejam geralmente inofensivas, o uso excessivo desses serviços pode afetar nosso bem-estar. 

O vício em mídias sociais está relacionado a um aumento nos transtornos de saúde mental, como depressão, ideação suicida, especialmente em adolescentes, e em homem ansiedade e até mesmo ejaculação precoce, para esse caso é necessário procurar por um médico que cuida da ejaculação precoce o mais rápido possível. 

Um estudo mostrou que os adolescentes que passam cinco ou mais horas por dia nas redes sociais têm duas vezes mais probabilidade de apresentar sintomas relacionados com a depressão. Também indicou que as mulheres que usam a mídia social na mesma quantidade têm mais probabilidade de mostrar sinais de depressão em comparação com os homens.

A tecnologia pode agregar valor ilimitado às nossas vidas, especialmente se tivermos o cuidado de usá-la com atenção. À medida que o uso da tecnologia encontra cada vez mais seu caminho nas discussões sobre os cuidados primários de homens e mulheres, os médicos esperam que os pacientes explorem novas maneiras de aproveitar seu poder para melhorar sua saúde e forma física geral.