Ainda que muitos acreditem no fato de que plantas só podem ser cultivadas em jardins, elas se adaptam muito bem em ambientes menores como os apartamentos.
A falta de espaço já não é mais desculpa para não ter plantas, afinal, quando cultivadas da forma correta e incluídas no ambiente de forma harmônica, formam uma composição única.
Contudo, ainda podem surgir diversas dúvidas sobre como decorar os apartamentos com plantas e por isso, no post de hoje vamos falar sobre dicas valiosas para te ajudar a deixar seu lar mais vivo e aconchegante.
1. Pense na vertical
Se por um lado, os apartamentos não possuem muito espaço para vasos, uma ótima saída é utilizar as paredes!
Quando pintadas com cores claras, utilizar as plantas em pendentes, suportes e até mesmo em prateleiras mais altas das estantes para incluir um vaso, é uma forma de deixar o ambiente harmônico e muito estiloso.
Além disso, caso tenha animais ou crianças, essa ainda é uma maneira de proteger suas plantinhas e filhotes.
2. Aproveite os cantos
Unir funcionalidade e decoração é fundamental para apartamentos, principalmente os pequenos.
Você pode incluir plantas em vasos entre as paredes e cantos vazios, seja na cozinha, sala, nas bancadas com um vaso charmoso, etc.
É importante identificar quais espécies podem ser cultivadas em cada local para auxiliar em seu desenvolvimento.
3. Saiba utilizar os vasos
Em alguns casos, três vasos pequenos podem ser mais bonitos do que um vaso grande.
Por isso, para criar a combinação ideal aposte em plantas com tamanhos, texturas e alturas diferentes, para que você tenha maior noção de proporção, dimensão e também perspectiva no ambiente como um todo.
4. Plantas maiores
Espaços pequenos podem simplesmente receber uma árvore menor, que pode ser cultivada em um vaso.
Além de oferecer vida ao espaço, dependendo da espécie, não exige muitos cuidados.
5. Abuse das camadas
Se seu apartamento tem sacada, uma boa dica é incluir muitas plantas e ainda uma cadeira ou poltrona confortável. Assim, você pode utilizar o espaço para descansar, relaxar com um livro, etc.
Aqui, plantas com folhas grandes com cores e texturas diferentes é a chave para criar um ambiente exótico. Ainda é possível utilizar plantas aromáticas, como a lavanda, para melhorar a sua qualidade de vida.
6. Tenha o pé no chão
Mais do que pensar apenas na beleza e decoração, é preciso visualizar o longo prazo. Isso porque, é preciso encontrar espécies de plantas que se adaptem ao ambiente escolhido, analisando a incidência de luz no local, clima da cidade, se o apartamento possui ar condicionado, ventilação, etc.
Por isso, veja a seguir os tipos de planta que podem ser cultivadas em apartamentos e seus principais cuidados.
Quais plantas cultivar em apartamentos?
Agora que você entendeu como incluir as plantas na decoração de seu apartamento, veja algumas dicas sobre quais são as espécies mais adequadas para ele.
Espada de São Jorge
Muito utilizada nas decorações, essa planta é fácil de cuidar, necessitando de regas apenas quando o solo já estiver seco e preferindo locais com meia sombra. Ela é ideal para purificar o ar do ambiente e segundo a tradição popular é capaz de manter seu lar protegido.
Jiboia
Originária de climas tropicais, essa planta prefere viver na sombra de outras espécies. Realize as regas constantemente, deixe-a em locais com boa luminosidade e solo rico em matéria orgânica.
Gosta de ambientes mais quentes e é ótima para decorar o ambiente em pendentes ou como uma trepadeira.
Lírio da Paz
Clássica e elegante essa planta é ideal para espaços como sala de estar, desde que seja um local fresco e com bastante sombra.
As regas devem ocorrer sempre que o solo já estiver quase seco, visto que precisa de umidade para manter sua saúde e beleza.
Maranta
Essa planta possui diversas espécies, com uma variedade de cores com tons de rosa, roxo e verde.
O ideal é manter a Maranta em locais com meia sombra, visto que, caso contrário, suas folhas podem ser prejudicadas, tornando-se descoloridas, secas e enroladas.
Cacto e suculenta
Presentes em diversos ambientes decorativos, os cactos e as suculentas estão em alta. Simples de serem cultivados, esses dois tipos além de não necessitarem de regas constantes, podem ser mantidos no sol.
Por possuírem uma variedade imensa de espécies, podem ser incluídos em diferentes espaços, desde que recebam os devidos cuidados. Uma vez por semana a rega deve acontecer no verão e duas vezes por mês no inverno.
Portanto, as plantas são ótimas para além de decorar o ambiente, melhorar a qualidade de vida dos moradores.
Lembre-se de avaliar as necessidades de cada espécie para que seu cultivo seja feito da melhor maneira.
Além disso, caso esteja à procura de um apartamento, é possível conversar com sua imobiliária para que ela encontre as melhores opções, levando em conta a posição solar do imóvel, assim como suas necessidades, gostos e orçamento.