Adquirir seu próprio imóvel é o sonho de grande parte das pessoas, e a partir do momento em que o negócio finalmente é fechado, surgem diversas dúvidas sobre decoração, móveis, organização da casa, entre outros. Esse momento pode ser extremamente prazeroso, mas para evitar qualquer tipo de estresse e dores de cabeça, ele precisa ser muito bem planejado.
Isso porque, existem diversas opções e estilos, sendo necessário alinhar medidas do imóvel, gostos e obviamente o orçamento. Sendo assim, uma opção relativamente nova no mercado são os móveis planejados, ou sob medida, e que atraem cada vez mais consumidores devido aos benefícios que promovem.
Contudo, realmente vale a pena investir nesse tipo de móvel? Continue lendo esse post para descobrir!
O que são os móveis planejados?
Os móveis planejados são criados para atender todas as necessidades e gostos do cliente. A produção é feita de acordo com suas exigências e de acordo com as medidas exatas de cada cômodo e ambiente do imóvel.
É possível personalizar os tamanhos, cores, formatos, funcionalidade, entre outros. Sua principal vantagem é que eles se encaixam perfeitamente no seu espaço, sem exigir ajustes e acabamentos, visto que cada centímetro é mensurado para isso.
Por fim, eles podem ser incluídos em qualquer ambiente do imóvel, desde quartos e cozinhas, até banheiro, lavanderia, espaço gourmet, entre outros.
Quais são as suas principais vantagens?
Nos móveis planejados, podem ser utilizados diversos materiais, contudo, o mais comum é o MDF, composto de fibras de madeira.
Ele é o material com melhor custo benefício, possuindo alta resistência e durabilidade. Veja agora algumas outras vantagens dos móveis planejados:
Personalização
O primeiro e principal ponto dos móveis planejados é o fato de poder deixá-los de acordo com os seus gostos e personalidade. Ao visitar imóveis com a imobiliária, é frequente surgirem dúvidas sobre o espaço para que seja possível encaixar móveis comuns, contudo, com os móveis planejados você pode escolher a casa ou apartamento que desejar.
Além disso, como já falado, você pode moldá-los com as cores, tamanhos, estilos, formatos e funcionalidades que atendam seus gostos.
Investimento
Além de se encaixarem perfeitamente em seu espaço, os móveis planejados são um ótimo investimento, visto que valorizam o imóvel para uma futura venda, por exemplo. Você pode, inclusive, conversar com a imobiliária para que ela deixe esse fato em destaque ao anunciar seu imóvel.
A valorização acontece, pois, a qualidade do material dos móveis sob medida é superior quando comparada aos móveis comuns, o espaço se torna mais organizado, clean, funcional e esteticamente agradável.
Funcionalidade e praticidade no dia a dia
Como falado, os móveis planejados são extremamente adaptáveis a qualquer tipo de ambiente, otimizando o local e aproveitando todos os centímetros disponíveis, evitando assim perda de espaço.
Esse fato é essencial para apartamentos menores, que estão cada vez mais em alta hoje em dia, sendo um grande diferencial e facilitador durante sua rotina.
Por exemplo, em vez de possuir um armário comum na cozinha e precisar criar um verdadeiro quebra-cabeça para encaixar seus pertences, você pode criar um armário personalizado de acordo com os itens que possui, não precisando perder tempo ao procurar uma panela ou eletrodoméstico específico.
Organização
Relacionando com a praticidade, os móveis planejados ainda auxiliam na organização do ambiente, deixando-o leve e sem a sensação de bagunça. Isso porque, como são personalizados, eles irão atender exatamente suas necessidades de acordo com o espaço disponível.
Por exemplo, se você possui muitos ternos ou vestidos de festa, é possível produzir um armário com uma repartição especial para eles, o que economiza espaço e você ainda não precisa tentar fazer mágica para encaixá-los. Além disso, em espaços menores, como apartamentos, eles são muito indicados para oferecer sensação de amplitude para o ambiente.
Custo x benefício
Ainda que sejam mais caros que os móveis comuns, esses itens possuem alto custo-benefício, visto que são mais resistentes e se adequam ao seu espaço. Ou seja, você não irá precisar passar horas em uma loja para escolher um móvel que caiba em seu espaço, assim como não será necessário se preocupar com qual imóvel comprar, podendo escolher de acordo com os seus gostos.
Como falado, o MDF é um material que possui fibras de madeira de alta e média densidade, tornando-se resistente e consequentemente com maior durabilidade. Inclusive, graças a toda tecnologia utilizada, eles possuem maior garantia do que móveis comuns, sendo que problemas raramente acontecem, enquanto móveis comuns, por exemplo, cedem com mais facilidade e possuem menos tecnologia envolvida.
Bom, agora que você entendeu tudo sobre os móveis planejados, já sabe que eles realmente valem a pena.
Com isso, você já pode fechar o negócio com sua imobiliária e começar a planejar seu espaço do jeito que você sempre quis.
Lembre-se de tirar todas as medidas para evitar que os móveis fiquem desproporcionais ao tamanho de sua casa ou apartamento.