A importância da direção defensiva: saiba como aplicar

A direção defensiva bem como a sua importância está cada vez mais entre os assuntos com grande relevância mais comentados hoje em dia, pois dirigir com consciência e responsabilidade traz segurança para você, para seus passageiros, para os outros motoristas e também para os pedestres que estão utilizando a via.

 

Acidentes graves estão entre as maiores causas de morte do nosso país, e com o intuito de diminuir isso, as autoridades do Brasil ligadas ao setor de transporte, estão criando cada vez mais leis, normas e regulamentos que estimulem a direção defensiva aos condutores de carros próprios, carros usados e demais veículos automotores.

 

Mas afinal, você sabe o que é direção defensiva? Pois muitos condutores não sabem muito bem do que se trata e por isso tem certa dificuldade em colocar em prática. Pensando nisso, nós preparamos este artigo para que você saiba exatamente o que é direção defensiva, porque ela é importante e como ela pode ser aplicada.

O que é direção defensiva?

A definição de direção defensiva é algo bem simples de ser entendido, pois ela nada mais é do que dirigir de maneira responsável e calculada no trânsito, visando sempre a segurança de todos, tanto a sua e de quem está com você no veículo, quanto a das demais pessoas que possam estar na via.

 

Além de se tratar do cumprimento das normas de trânsito, a direção defensiva refere-se a todas as atitudes que você como motorista deve adotar ao dirigir um veículo, de forma a evitar e prevenir que acidentes aconteçam.

 

Para ficar mais simples de entender, abaixo estão listadas algumas atitudes que os motoristas devem EVITAR para agir de acordo com a direção defensiva:

 

  • exceder o limite da velocidade permitida na via;
  • usar o celular enquanto dirige;
  • não fazer as revisões do veículo e não ter em dia os devidos cuidados com ele;
  • usar remédios que inibem o sono;
  • usar drogas e substâncias ilícitas ao dirigir;
  • tomar bebidas alcoólicas;
  • dirigir quando está com sono;
  • fazer ultrapassagens proibidas ou perigosas.

 

Todas essas condutas devem ser evitadas pelos motoristas, dessa forma o risco de acidentes e mortes no trânsito podem ser diminuídos consideravelmente e exatamente por isso, a direção defensiva é importante.

Como aplicar a direção defensiva no seu dia a dia?

Conseguir aplicar a direção defensiva no dia a dia não é algo complexo e muito menos complicado, na verdade é mais simples do que muitos motoristas imaginam. São ações simples que devem ser tomadas, mas que fazem grande diferença na segurança no trânsito.

 

Veja a seguir algumas das atitudes que todo motorista deve adotar para aplicar a direção defensiva no seu dia a dia.

Faça sempre a manutenção do veículo

Manter em dia a revisão do seu veículo, checar sempre os freios, o óleo e o motor, fazer o rodízio e a calibragem dos pneus, todas essas são atitudes que todo motorista responsável deve adotar para aplicar a direção defensiva em seu dia a dia.

 

Afinal de contas, todas essas atitudes são coisas básicas que todo dono de veículo deve adotar para que seu veículo seja bem cuidado e tenha boa durabilidade, além de garantir a segurança de todas as pessoas que andam nele e que frequentam as vias e estradas.

Não dirija com sono

Não dirigir com sono é uma norma básica do trânsito que todos devem respeitar, pois isso pode causar diversos acidentes de trânsito que poderiam ser evitados se o motorista descansar sempre antes de dirigir.

 

E caso não seja possível descansar antes de dirigir, ao primeiro sinal de cansaço, você deve aplicar a direção defensiva e parar o mais rápido possível em um lugar para descansar.

Nunca esqueça do cinto de segurança

Usar o cinto de segurança é uma das leis mais básicas e óbvias do trânsito, mas ainda assim muitos motoristas negligenciam isso e acabam esquecendo de usar o cinto de segurança, o que acaba se tornando um risco muito grande para ele mesmo e para as demais pessoas na via.

 

Por isso, aplique sempre a direção defensiva e nunca se esqueça de usar o cinto de segurança, seja nas ruas e avenidas da cidade, e também nas rodovias e estradas.

Não use álcool e drogas ao dirigir

Essa é uma regra que todo mundo já está saturado de ouvir, mas que ainda assim muitas pessoas simplesmente não ligam e não obedecem, e praticamente toda semana, ouvimos falar de acidentes causados por motoristas embriagados ou sob o efeito de drogas ilícitas.

Por isso, seja sempre consciente ao dirigir e não faça o uso de drogas e nem de bebidas alcoólicas antes e enquanto dirige, dessa forma você aplica com êxito a direção defensiva e garante que está fazendo a sua parte e cuidando da sua segurança e da segurança das demais pessoas que estão com você e da via.