A televisão é um eletrodoméstico presente na maioria das casas brasileiras. Segundo pesquisa, de 69 milhões de casas brasileiras, apenas 2,8% não possuem uma TV.
O que ocorre é que muitas pessoas pensam que esse aparelho não precisa de manutenção ou muitos cuidados. Diante disso, há muita gente utilizando a TV de formas que podem estragar e prejudicar a vida útil do eletrodoméstico.
Hoje, existem diferentes modelos de TV e, quanto mais avançada e nova, mais cara ela é. Mas afinal, o que fazer se a sua televisão parar de funcionar ou os LEDs queimarem? Acompanhe este conteúdo e siga nossas orientações.
Qual o tempo de vida útil de uma TV LED?
Segundo os próprios fabricantes, uma televisão tem vida útil de mais ou menos 40 a 90 mil horas, ou seja, 4 a 10 anos ligada. Contudo, cada televisor tem suas especificações e, dependendo dos cuidados que são realizados com o aparelho, sua longevidade pode ser alterada.
O que pode danificar uma TV LED?
Alguns fatores que podem prejudicar a vida útil de uma televisão LED. São eles:
- limpar o dispositivo enquanto ele está ligado;
- não instalar corretamente o suporte na parede;
- deixar a TV em um local exposto ao sol;
- não atualizar a sua smart TV LED;
- deixar as configurações do televisor (como brilho, exposição e saturação) no máximo;
- usar produtos de limpeza (como lustra-móveis e detergentes) na tela;
- borrifar água sobre a tela;
- colocar a TV em lugar abafado;
- bater na tela da TV.
Agora que você conhece alguns hábitos para serem evitados, é possível prolongar a vida do seu aparelho e evitar prejuízos. Dessa forma, o televisor pode transmitir imagem e áudio por mais tempo.
O que fazer se os leds da TV queimarem?
Mesmo que você cuide muito bem da sua TV LED, ao longo dos anos o aparelho vai se desgastando, o que pode causar o desligamento dos LEDs do eletrodoméstico. Isso significa que eles queimaram e será preciso trocar o display. No entanto, isso acaba saindo bastante caro.
Por isso, a principal possibilidade é descartar o aparelho e comprar um novo. Para se livrar da sua TV queimada, procure levar a postos de coleta de aparelhos eletrônicos.
Geralmente, os modelos com mais risco de apresentar esse problema são as televisões de tela OLED, nas quais o painel é formado por LEDs orgânicos e, devido ao mau uso desses leds, eles vão queimando de forma irregular, criando manchas escuras na tela. Já nas TVs QLED, esse problema não costuma acontecer, pois os LEDs não são orgânicos, mas quânticos.
Existe garantia caso os LEDs da televisão queimem?
A maioria dos fabricantes não oferece garantia específica quanto a essa condição. Isso porque esse problema está relacionado ao mau uso do aparelho e não se trata de um problema de fabricação.
No caso da Samsung, é possível obter garantia nos modelos QLED somente se o usuário provar que o dano não é referente ao mau uso. Além disso, essa condição é válida apenas para aparelhos de uso doméstico, excluindo aquelas televisões que estão em centros comerciais, lojas, bares, hotéis e restaurantes, por exemplo.
As informações deste conteúdo do nosso blog foram úteis? Se a sua televisão apresentou uma mancha escura, é provável que os LEDs tenham queimado. Caso haja dúvidas, não hesite em procurar um profissional para te orientar quanto ao conserto.
Contudo, tenha em mente que muitas vezes compensa comprar um novo aparelho, já que os gastos para consertar o display podem ser bastante altos e a vida útil do aparelho como um todo não se renova na manutenção.