Nos últimos dois anos, houve um crescimento de 10,9% no número de pessoas trabalhando na área da saúde, conforme dados do IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar) de 2022. Nesse sentido, muitas pessoas se especializaram em gestão de consultório, principalmente quem já tinha algum negócio nessa área.
Com a popularidade de redes privadas de clínicas médicas, que oferecem preços mais acessíveis e em diferentes localidades, o mercado da saúde viu oportunidades. Durante a pandemia, a telemedicina também se expandiu, permanecendo como uma das principais formas de atendimento utilizadas até hoje.
Mas com uma demanda cada vez maior, como otimizar o atendimento em clínicas médicas? Neste post você confere um panorama do que vem sendo feito nos principais centros de referência, e como clínicas podem investir de diferentes formas na melhoria do atendimento de seus pacientes.
Panorama dos negócios de saúde no Brasil
Para quem quer investir no setor da saúde, a combinação de serviços precários no sistema público com o encarecimento dos planos de saúde e aumento da demanda favorecem a abertura de um negócio. Hoje, diversas franquias médicas oferecem atendimento descentralizado, com preços mais acessíveis e em áreas especializadas.
No entanto, é necessário planejar um negócio desse tipo, já que seu funcionamento deve ser com base na regulamentação, e exige constantes mudanças. Uma delas diz respeito ao atendimento, que acompanha uma tendência de ofertar serviços cada vez mais rápidos e práticos para clientes.
Como melhorar o atendimento a pacientes em clínicas
As dicas a seguir não se restringem a clínicas médicas, podendo servir para clínicas de tratamentos estéticos, odontológicos e de bem-estar, como consultórios de acupuntura. Outro ponto é fazer uma pesquisa de mercado, avaliando o que os concorrentes estão fazendo de melhor no quesito atendimento, tornando tudo mais prático.
Invista no agendamento online
Hoje em dia é difícil encontrar quem não tenha um smartphone, mesmo que básico, e faça uso de serviços online. Para clínicas médicas, apostar no agendamento online de consultas é uma maneira de tornar a vida tanto dos pacientes quanto dos profissionais muito mais práticas.
A agenda pode ser alterada de forma remota e o planejamento realizado por assistentes do consultório, o que fica menos propenso a imprevistos. No agendamento, também é possível solicitar informações prévias, como o motivo da consulta, além de criar um histórico de visitas do paciente à clínica de forma automática.
Integre a telemedicina no seu consultório
Durante a pandemia, a telemedicina permitiu que diversas pessoas pudessem ter atendimento médico, já que o acesso se ampliou. Com o recurso de atendimento remoto, sua clínica pode aumentar a carteira de pacientes, de outros lugares que não necessariamente seja na cidade onde seu consultório se encontra.
Isso permite o atendimento de pessoas com baixa mobilidade, por exemplo, além de reduzir os custos da clínica e consequentemente para o paciente. O recurso também permite que um profissional não tenha que cancelar atendimentos em caso de não conseguir estar presente no consultório.
Totens de autoatendimento |
Por fim, os totens automáticos ajudam a direcionar cada tipo de atendimento para um guichê específico, no presencial. Integrado ao sistema da clínica, esse recurso ajuda a monitorar o fluxo de pacientes e entender a quantidade de pessoas que precisam operar na recepção.
Existem também totens de triagem médica, que fazem a medição de pressão arterial, temperatura, peso corporal, batimentos cardíacos, entre outros. Esses dados são enviados diretamente para a ficha médica do paciente, evitando o contato direto com enfermeiros nessa primeira etapa, e agilizando o atendimento médico.