Proteger o Instagram é crucial para manter a segurança do usuário, seja ela no meio digital ou não. Os crimes virtuais são cada vez mais comuns
Proteger o Instagram é crucial para manter a segurança do usuário, seja ela no meio digital ou não. Os crimes virtuais são cada vez mais comuns e o stalker se faz presente no cotidiano de muita gente. Apesar disso, o presidente Bolsonaro sancionou a lei que torna o ato um crime: então, ser obcecado por olhar o perfil de outra pessoa não é contra lei. Entretanto, vale ressaltar que, ao fazer ameaças e perseguições, pode estar sujeito a boletins de ocorrência.
Portanto, se quiser saber mais como se proteger neste ambiente e garantir que não terá malefícios ao usar a rede social, nós trouxemos uma série de seguranças. Sendo assim, continue a leitura para saber mais!
Senha forte no Instagram
O primeiro passo é manter uma senha forte no Instagram. Não precisa fazer alguma coisa aleatória como “GvsdxRV623GH” ou “gsjRF*¨53%”. Uma dica é fazer uma junção de coisas que você irá se lembrar.
Para isso, pode inserir na sua senha o nome de uma música ou cantor, personagem de série ou livro.
Por exemplo, imagine que gosta das músicas do Arctic Monkeys. Pode adicionar na sua senha as iniciais da banda e mais o nome de um som como Arabella. Dessa forma, sua senha pode ser “AM Arabella”.
Ou então, imagine que gosta das músicas da banda THE 1975, pode acionar esse nome como senha e mais um ponto de exclamação ou interrogação para deixá-la como “superforte”.
Essa é uma forma bastante fácil de lembrar e, ao mesmo tempo, não correr o risco de ser invadido ao usar data de aniversário, nome próprio ou, então, número de telefone.
Outra dica, caso tenha memória fraca, é ter um arquivo digital com todas as senhas ou então, deixar com que elas fiquem anotadas em um local seguro e de fácil acesso.
Não informe sua senha para ninguém
Outra dica é: não informe sua senha para nenhuma pessoa. Isso também vale para o email já que alguém que tem o seu email pode inserir no Instagram que esqueceu a senha e pedir um código para mudá-la. Dessa forma, terá acesso à todas as suas conversas.
Outro cuidado é com sites que pedem que o usuário diga quais são suas senhas e login para que consiga jogar algum jogo ou fazer determinada compra. Não há nada de errado nisso. Contudo, sempre antes de informar, é necessário ter certeza de que a plataforma é segura. Para isso, faça breves análises em plataformas como Reclame Aqui e Ebit.
Quando for fazer login para jogos, sempre prefira opções que estão sendo disponibilizadas na Play Store. Ou seja, que já possuem veracidade e foram confirmadas pelo Google.
Não deixe o perfil público
Ao deixar o perfil público e permitir que várias pessoas possam te seguir e comentar suas publicações, é ainda mais fácil atrair os famosos “haters”. Em suma, haters são pessoas que odeiam o seu conteúdo e que ao mesmo tempo te seguem para mostrar toda a insatisfação.
Quem nunca olhou uma foto de alguma famosa e viu comentários dizendo que ela estava “gorda” ou fazendo qualquer outro tipo de crítica negativa? Esses são os haters.
Essa dica é usada principalmente por pais que possuem filhos: é necessário estar sempre analisando os comentários e publicações das crianças para manter a segurança delas. É claro que elas precisam ter privacidade e não se pode ler conversas com amigos, entretanto, é crucial acompanhar a lista de seguidores.
Conclusão
E então, tem mais alguma dúvida de como manter a segurança no seu perfil do Instagram?
Comente aqui com a gente quais são as suas dicas!