O marketing industrial é uma solução criada para enviar mensagens de uma empresa para outra, também conhecido como publicidade B2B ou Propaganda B2B (Business to Business). No mercado digital, por diversas vezes, o empreendedor terá que oferecer seu produto para outra empresa.
Isso pode ocorrer muitas vezes com indústrias de variados setores como as de grande porte, aquelas da área de construção civil ou revendedores de forno elétrico de embutir. Porém, como fazer a propaganda certa utilizando o marketing industrial?
O conceito de tendas para eventos é aplicado neste mercado também. Sua empresa precisa inserir todos os métodos usados no marketing digital, além de precisar ser atrativa e oferecer a solução para o problema do cliente.
A intenção é criar uma relação duradoura e estável com outras empresas e a frase “a propaganda é a alma do negócio “ vai fazer mais sentido para seus negócios.
Como fazer uma propaganda dos seus serviços
Diferente do marketing digital, no marketing industrial usamos a propaganda que consiste em uma abordagem e critérios mais objetivos. Por exemplo: ao oferecer uma mesa rústica de madeira para clientes convencionais, o empreendedor aplica um visual atraente e destaca algumas características como durabilidade, para seu cliente ter a noção exata do que esperar de seu produto.
Já na relação B2B, a objetividade e lógica são os requisitos primordiais, afinal, não adianta apenas atraí-los com visual bonito, pois isso não fará com que sua marca seja a escolhida.
Separamos alguns passos que podem ajudar na hora de criar sua propaganda para indústrias.
- Crie estratégias e objetivos – definitivamente, este sempre deve ser o primeiro passo a ser tomado por qualquer empreendedor ao criar um plano de ação ou desenvolver um projeto.
Se você oferta um produto ou serviço, elabore um planejamento estratégico para que sua propaganda tenha o efeito esperado.
- Defina um público-alvo – sua campanha deve segmentar seu buyer persona, ou seu público-alvo. Por exemplo, se revende material para área de construção civil, sua empresa precisa segmentar adequadamente o público e também suas características.
- Qual a mensagem principal da propaganda – sabendo qual público atender e como solucionar os problemas das indústrias, está na hora de definir um conceito para sua propaganda. Normalmente isso se define em uma frase que destaque seu produto. Grandes marcas do ramo alimentício usam a experiência de ‘saborear algo como você nunca fez antes’. Essa propaganda ajuda muito para captação de clientes em potencial, entretanto, no caso de B2B, um curto slogan (quanto menor, melhor) já é o suficiente para instigar a compra, pois ele resolve o problema que seu consumidor.
- Crie peças de comunicação: textos e imagens – agora está na hora de transformar essa frase/slogan em imagens para internet. Banners em sites, anúncios em revistas, vídeos curtos, propagandas para redes sociais, textos para blogs, entre outros, são formas de divulgação efetivas.
Criar uma propaganda requer tempo e trabalho com sua equipe. Portanto, aplique alguns dos passos que deixamos neste texto para ter efetividade em sua campanha.