O termo Business Intelligence já se tornou muito popular entre as empresas. Afinal, em meio a nossa era da informatização constante, o negócio que souber lidar com cada dado para bolar suas estratégias certamente irá obter sucesso.
O resultado da implementação da estratégia de business intelligence é não apenas a melhoria na tomada de decisão, como também no aperfeiçoamento das estratégias e ações.
Dessa forma, uma empresa pode ter mais chances de captar e fidelizar clientes, ter sua marca mais reconhecida no mercado, além de também ganhar vantagens competitivas e se destacar da concorrência.
E o melhor de tudo, é que o business intelligence é totalmente adaptável, seja em empresas de pequeno ou grande porte, ou em comércios, indústrias, escritórios, empresa de tratamento de água, entre outros.
Se interessou no business intelligence? Então nós elaboramos este conteúdo para te explicar todos os detalhes sobre o assunto.
Venha descobrir o que é o business intelligence e como ele pode mudar os processos da sua empresa e fazer com que você tenha sucesso! Vamos lá?
Afinal, o que é o business intelligence?
De forma básica, o business intelligence, ou apenas BI, se baseia na coleta de dados, organização, análise, ação e monitoramento das informações para tomar as melhores decisões e elaborar estratégias adequadas e que gerem resultados positivos.
Em outras palavras, o BI é o processo de coletar, e organizar dados e informações brutas, com o intuito de transformá-los em informações relevantes para o seu negócio.
Esse processo é realizado normalmente a partir de softwares, que ajudam as empresas a obter novas idéias e insights para os seus processos internos. E como resultado, a empresa pode tomar decisões e criar estratégias mais conscientes e estruturadas.
O BI combina diversas metodologias, processos e tecnologias da informação para melhorar a gestão das empresas.
Além disso, o BI não se trata de uma ferramenta ou software, mas sim, ele é um conjunto de processos que entregam a informação certa, para a pessoa certa, na hora certa.
Se você vende rachador de lenha, por exemplo, e as análises de business intelligence mostraram uma maior demanda em uma nova versão do produto, essa pode ser uma oportunidade para a sua empresa aumentar as vendas e se destacar.
Pilares do Business Intelligence
O Business Intelligence pode ser ligado a três pilares. Vamos ver abaixo sobre cada um deles:
- Coleta de dados: os dados são analisados para avaliar os aspectos-chaves, como produtividade, ameaças, oportunidades, entre outros.
- Organização e análise: os dados são categorizados e separados, para que o empreendedor tenha uma melhor visão sobre cada aspecto.
- Ação e monitoramento: a partir das ideias geradas pelos dados, o empreendedor toma a melhor decisão, cria novas estratégias e mantém um monitoramento constante.
Se você vende produtos industriais, como conexões pneumáticas, e quer implementar uma nova oportunidade por meio dos processos de business intelligence, o monitoramento deve ser constante, afinal, mesmo com ações embasadas, uma estratégia aplicada na prática pode demonstrar riscos e falhas.
Agora que você já sabe tudo sobre o business intelligence, o que acha de aplicar esses processos dentro da sua empresa e ter sucesso? Gostou do post?