Dicas de SEO: saiba como otimizar o seu site

 

Quem trabalha com marketing digital sempre busca por novas dicas de SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização para os Mecanismos de Busca. 

 

Afinal de contas, essa estratégia está diretamente relacionada com os algoritmos do Google, que mudam com grande frequência.

 

Sendo assim, para aplicar o SEO, é preciso, antes de tudo, acompanhar as tendências para não ficar de fora das constantes atualizações do buscador. 

 

Até porque o seu artigo sobre as vantagens de um espaço de coworking pode estar nas primeiras posições em um dia e perder rankeamento na manhã seguinte.

 

Portanto, acompanhe o artigo de hoje e conheça algumas dicas de SEO e saiba como otimizar o seu site para os mecanismos de busca. Continue a leitura.

Mas, afinal, o que SEO?

Se você está perdido e ainda não sabe o que é SEO, vamos te explicar. 

 

Basicamente, o SEO é uma estratégia que reúne uma série de técnicas de otimização, tendo como principal objetivo melhorar a classificação do seu site nos mecanismos de busca, principalmente, o Google.

 

Todo mundo sabe que o Google é o gigante da internet, por isso, ter o seu artigo sobre aluguel de espaço comercial, por exemplo, no topo da SERP (resultados de pesquisa) é a chance de aumentar o número de visitantes.

 

Com isso, o seu site ganha notoriedade na internet e será reconhecido por mais pessoas. Quanto maior é esse reconhecimento, maior é a probabilidade de fechar uma venda, como a compra de um produto ou contratação de um serviço.

 

Fora que você passa a ser visto como uma autoridade no mercado. Isso porque os usuários tendem a confiar no Google, considerando que os primeiros colocados são os melhores sites da internet.

 

Mas, então, como alcançar esse bom rankeamento? Bem, é aí que entram as técnicas de SEO e algumas dicas que vamos apresentar para você.

Comece produzindo conteúdo relevante

O primeiro passo importante para conseguir se destacar no Google é produzir conteúdo relevante.

 

Afinal, nenhum usuário quer se deparar somente com propagandas massivas e invasivas, eles já veem isso em grande parte das mídias tradicionais.

 

Sendo assim, quem procura com uma agenda personalizada logo, por exemplo, quer se deparar com um conteúdo informativo, diferenciado e interessante. Por isso, busque elaborar materiais que agradem o seu público.

 

Algumas dicas importantes na hora de produzir conteúdo:

 

  • Não copie ou duplique informações;
  • Não use fontes falsas ou duvidosas (fake news);
  • Não use palavras de baixo calão ou linguajar pobre;
  • Produza conteúdo direcionado para a sua audiência.

 

Informação é a grande moeda de ouro na internet. Então, busque oferecer algo que realmente tenha valor para os usuários.

Escolha as palavras-chave adequadas

Aqui está o coração da estratégia SEO. Para que o Google entenda o conteúdo da sua página e faça a indexação do conteúdo, é preciso usar as palavras-chave, que nada mais são que os termos mais pesquisados pelos usuários.

 

As palavras-chave podem guiar o assunto do seu conteúdo. Por exemplo, se o termo é “sala de reunião escritório”, a empresa pode produzir um artigo com dicas de decoração para ambientes corporativos.

 

É importante que as palavras-chave apareçam com certa frequência ao longo do conteúdo e em destaque. Mas, isso não significa repeti-las indiscriminadamente.

 

Ao contrário, é preciso usá-las de uma maneira que faça sentido ao longo do conteúdo, proporcionando uma boa experiência de leitura aos usuários.

 

Além do mais, é necessário escolher termos que tenham relação com o seu segmento. De nada adianta usar a palavra-chave “mesa de reunião para escritório”, por exemplo, se você tem uma loja virtual de roupas.

 

Portanto, tenha consciência na hora de escolher as melhores palavras-chave e colocá-las no seu conteúdo.

 

Uma dica é usar uma extensão do Google, o Keyword Planner, que ajuda na identificação dos melhores termos para o seu site.

 

Além do mais, existem dois tipos de palavras-chave: as head tails e as long tails.

 

No primeiro caso, as head tails referem-se aos termos principais, que são mais populares e genéricos. 

 

Já as long tails são palavras mais específicas, que ajudam na conversão de usuários mais segmentados, com maiores chances de fechar um negócio.

 

Por esse motivo, recomenda-se mesclar as palavras-chave head e long tails, seja para atrair um número maior de visitantes ou mesmo para prospectar clientes em potencial.

Aplique o link building

O link building é uma estratégia de SEO que busca mencionar ou hiperlinkar outros conteúdos dentro do seu material, que redirecionam o usuário para seções do seu próprio site ou de outras páginas parceiras.

 

Por exemplo, você pode compartilhar um flyer digital e mencionar uma empresa parceira que está colaborando com o evento. No nome do negócio, você coloca um hiperlink para que o usuário conheça o site do parceiro.

 

O link building também refere-se à quantidade de menções que o seu conteúdo recebeu. Para o Google, quanto mais referências você tiver (e de sites de qualidade), melhor é o seu conteúdo.

 

Sendo assim, o link building nada mais é que uma estratégia que mostra o relacionamento da sua página com o restante da web.

 

Aqui, vale a pena encontrar parceiros para fazer essa troca de links. Mas, também é necessário criar conteúdos interessantes, para que você tenha mais chances de receber compartilhamentos.

Insira imagens no seu conteúdo

Engana-se quem pensa que o SEO é focado apenas em códigos e textos. Apesar do algoritmo do Google não ler imagens, é importante colocá-las no seu conteúdo, justamente para promover uma melhor experiência do usuário.

 

Não somente as imagens, mas outros recursos visuais, como vídeos, infográficos, gifs e animações também chamam a atenção dos usuários.

 

Pense por um minuto: se você está lendo um artigo sobre balcão promocional expositor, por exemplo, vai querer ver uma foto do produto.

 

É assim que os leitores se sentem também. Portanto, caso tenha algum recurso para ilustrar o conteúdo, não deixe de aplicá-lo no seu material.

Promova a navegação em dispositivos móveis

Algumas pesquisas mostram que há mais celulares no Brasil do que habitantes.

 

Isso mostra o quanto esses aparelhos são importantes para as estratégias de SEO. Afinal de contas, grande parte dos visitantes vai encontrar o seu site por meio de pesquisas realizadas nos dispositivos móveis.

 

Diante desse contexto, o próprio Google passou a considerar mais os sites responsivos e mobile friendly, colocando-os com uma melhor classificação.

 

Sendo assim, vale a pena programar a sua página para navegar em smartphones e tablets. Isso pode ser feito com a otimização dos elementos, como um banner impressão digital, fotografias e até mesmo os textos.

 

Vale dizer que a velocidade de carregamento também conta muito na experiência de navegação dos usuários. Se demorar mais de 2 segundos para carregar, é bem provável que as pessoas vão desistir de navegar na sua página.

Implemente o SEO local

Uma das prioridades do Google nos últimos anos é a busca local. Sendo assim, quando alguém procura por uma empresa, o buscador tende a priorizar os sites dos estabelecimentos que estão próximos de você.

 

Nesse tipo de pesquisa, o Google aciona em um algoritmo de busca local. Normalmente, para obter esses dados, o buscador usa informações do Google Meu Negócio.

 

Sendo assim, vale a pena introduzir informações acerca do endereço físico do seu estabelecimento, bem como outras informações de SEO local, como palavras-chave específicas que possuem o nome de cidades ou bairros, por exemplo.

 

Por exemplo, uma loja de eletrônicos pode usar como palavra-chave “loja de eletrônicos em Belo Horizonte”. Percebe-se que ao colocar o nome de uma cidade, o Google já irá considerar alguns sites geograficamente localizados.

Mantenha o seu site sempre atualizado

O SEO é uma estratégia a longo prazo. Então, não adianta nada produzir apenas um conteúdo e pensar que já irá conseguir uma boa classificação no Google.

 

Por esse motivo, é fundamental manter o seu site constantemente atualizado. Uma dica é ter um cronograma de conteúdos para publicação, e além disso, acompanhar as tendências do próprio buscador.

 

Aos poucos, você verá os resultados do SEO, incluindo o aumento do tráfego orgânico do seu site, maiores chances de conversão, maior reconhecimento da sua marca, e até mesmo, grandes probabilidades de compra.

Conclusão

O SEO é uma das principais estratégias de marketing digital da atualidade. Hoje em dia, praticamente todos os planejamentos de divulgação na internet incluem a otimização dos sites, já que o Google é o principal buscador da internet.

 

No artigo de hoje, você conheceu algumas das principais dicas de SEO para otimizar o seu site. Dessa maneira, será possível alcançar ótimos resultados, construindo uma ótima imagem da sua marca no mundo online.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.