Como a tecnologia pode ajudar no combate à depressão?

Antes de tudo, vale lembrar que diversas tecnologias em prol da saúde mental surgiram durante a pandemia da Covid-19, afinal, as pessoas precisavam continuar seus tratamentos.

E vale destacar que houve um aumento considerável de casos não somente de depressão, mas de transtornos do sono e de ansiedade.

Inclusive, segundo a OMS, uma pessoa em 5 será afetada pela depressão ao longo da vida.

É claro que os medicamentos existem e são muito eficazes, porém, apresentam limites, como resistência, efeitos secundários, dificuldades em seguir o tratamento, etc.

A boa notícia é que novas tecnologias foram desenvolvidas para identificar, prevenir e combater a depressão, e é isso que você vai ver agora!

Como a tecnologia pode ajudar no combate à depressão?

A tecnologia pode ajudar no combate à depressão especialmente por meio dos atendimentos virtuais, onde o paciente recebe todo o suporte e é acompanhado ao longo de todo o tratamento.

A cada dia, surgem novas tecnologias e aplicativos voltados para a saúde mental, e têm mostrado resultados bastante satisfatórios.

E sem dúvida, a consulta terapêutica online ocupa o primeiro lugar da lista.

Hoje, você encontra muitas plataformas online, onde o paciente pode escolher o profissional e fazer sua sessão via Skype, Facetime, Zoom, ou mesmo por mensagem de voz ou texto.

Cada plataforma tem funcionalidades próprias, mas em praticamente todas, o paciente tem acesso a uma sala de atendimento virtual, 100% segura, ou seja, o atendimento é mantido em total sigilo.

Além dessas plataformas, veja outros tipos de tecnologias que ajudam pessoas com depressão:

Grupos online

Os grupos online, que podem ser no WhatsApp ou rede social, é uma maneira de ter acesso a informações que contribuam para o equilíbrio e até para entender o que está acontecendo.

Além disso, favorece a troca de experiências, o compartilhamento de dores, o que pode ajudar a pessoa a desenvolver formas de enfrentamento.

Aplicativo Kor-e

O Kor-e, um aplicativo que, segundo a responsável pelo projeto, tem o objetivo de diminuir os índices de solidão e sensação de isolamento, que aumenta muito as chances de uma pessoa cair em depressão.

Assim, as pessoas poderão conversar com voluntários treinados, através de uma ligação gratuita via aplicativo, mas existe também a opção de marcar uma consulta com psicólogo online dentro de um atendimento mais personalizado.

Algoritmo – Clínica Mayo

Embora ainda em fase de testes, um algoritmo foi desenvolvido por pesquisadores da Mayo Clinic para ajudar médicos a prever com eficácia se um paciente com depressão responderá bem a um antidepressivo ou não.

Não é que o algoritmo dirá qual antidepressivo usar, mas rastrear mudanças precoces em sintomas depressivos, no entanto, não substitui o julgamento crítico.

Tms

Traduzindo para o português, a estimulação magnética transcraniana é uma tecnologia não invasiva que estimula determinadas células nervosas associadas à depressão.

O TMS é aprovado pelo FDA, órgão americano semelhante à Anvisa, e tem sido utilizado para o tratamento da depressão.

A sessão é feita em consultório de dura cerca de meia hora, e deve ser feita cinco vezes por semana.

Conclusão

Você deve ter percebido como a tecnologia pode ajudar no combate à depressão, e assim, mais e mais pessoas podem se beneficiar.

Embora algumas dessas tecnologias ainda não estejam disponíveis no Brasil, com o avanço da Medicina, em pouco tempo, um maior número de pessoas terão acesso aos cuidados para diagnosticar, prevenir e combater a depressão.