6 brincadeiras online e offline para fazer com as crianças

A pandemia de covid-19 modificou o mundo que conhecíamos, não só no âmbito da saúde mas também na construção das relações. Se antes as atividades e as brincadeiras com as crianças eram uma preocupação apenas nos feriados, fins de semana ou férias, agora esse tempo de qualidade se tornou parte de uma rotina mais próxima e afetiva entre as famílias. 

Os pais ou responsáveis possuem uma infinidade de aliados na hora de definir as brincadeiras: plataformas para crianças, jogos de tabuleiro lúdicos ou ainda as boas e velhas brincadeiras que acompanham gerações. O importante é dividir o momento em família e se divertir! Abaixo, você confere algumas sugestões. 

Jogos de tabuleiro 

Os jogos de tabuleiro marcaram gerações e, mesmo com a chegada da tecnologia, ainda se fazem presentes na vida de milhares de crianças. Detetive, Banco Imobiliário, Jogo da Vida, Ludo: existem centenas de opções disponíveis no mercado para todos os gostos e faixas etárias. 

A principal vantagem dos jogos de tabuleiro está na interação entre a família. Normalmente, esses jogos permitem a participação de múltiplas pessoas, possibilitando que toda a família se reúna para aproveitar um momento de diversão.

Clássicos do videogame 

É comum as pessoas mais velhas não se lembrarem que a tecnologia também fez parte da sua infância! Jogos como Super Mario, Sonic, Donkey Kong e Crash marcaram as tardes de pais e filhos, não só da geração Z. 

Os jogos online são uma ótima maneira de brincar com as crianças em um ambiente controlado sem deixar a tecnologia de lado. Os pais ou responsáveis podem escolher os games mais adequados e gerir a brincadeira de acordo com cada faixa etária. 

Acampamento em casa 

Acampar em família pode ser uma atividade muito divertida, porém a preocupação com a segurança e a disponibilidade de todos pode atrapalhar os planos. Nesse cenário, o acampamento em casa se apresenta como uma opção divertida para as crianças e mais viável para os pais e responsáveis. 

Basta comprar uma barraca ou improvisar a estrutura com alguns lençóis. Uma vez montada a estrutura, é possível organizar alguns lanches, brincadeiras ou ainda uma roda para contar histórias em família.

Desenhos interativos 

Os desenhos animados se tornaram quase um sinônimo de infância para as últimas gerações. Super-heróis, princesas, animais e até mesmo as crianças ocupam o protagonismo de histórias cheias de diversão e aventura. 

Escolhendo um desenho interativo, é possível deixar o momento ainda mais recreativo com a participação de toda a família. Nesse modelo de desenho, as crianças também podem aprender mais sobre cores, objetos e situações que fazem parte do dia a dia. 

Mímica 

Algumas brincadeiras nunca saem de moda e ultrapassam gerações. Esse é o caso da mímica. Para brincar, é necessário ter apenas dois ou mais participantes e, é claro, muita criatividade. 

A dica é reunir toda a família e montar grupos. Assim, ninguém fica de fora da diversão e ainda é possível estreitar as relações. Também é importante adequar as categorias à faixa etária das crianças participantes, para que elas possam realmente brincar e ter a chance de acertar. 

Stop  

O stop é mais uma das opções que compõem o hall de brincadeiras clássicas. Afinal, quem nunca pegou uma folha de papel no intervalo das aulas e brincou com os amigos durante a infância? O jogo simples já foi responsável por muitos momentos memoráveis de diversão. 

Na hora de brincar com as crianças, ainda é possível escolher entre o modelo clássico no papel ou a opção mais moderna disponibilizada de forma online. O importante é incluir a criança com categorias adequadas para a sua idade, com letras que ela conheça e um tempo viável para que ela consiga realmente brincar.