SEO para Grandes Empresas: 5 dicas para desenvolver seus planos

Como você deve abordar o SEO para grandes empresas e qual é o principal fator para se concentrar?

O SEO para grandes empresas vem com seu próprio conjunto de desafios. Como você trabalha com vários departamentos, metas e diretrizes, às vezes pode parecer que é necessário um milagre para que tudo seja feito.

Aqui estão cinco dicas sobre onde se concentrar ao desenvolver planos para grandes empresas.

1. Decida se é mais fácil se concentrar em tecnologia ou conteúdo

Muitas empresas têm longos períodos de espera para assistência técnica.

 

Embora seja essencial que seu SEO técnico seja abotoado, pode ser um desafio colocar algo tão simples quanto um arquivo robots.txt no cronograma de desenvolvimento.

 

Se isso descreve você, concentre-se em onde você pode causar mais impacto.

 

Como alternativa, você pode executar um CMS simples como WordPress ou Drupal, onde é possível fazer alterações técnicas facilmente, mas ter um processo de aprovação longo ou trabalhoso para novos conteúdos.

 

Se essa for a sua situação, concentre-se nos aspectos técnicos primeiro e comece a fazer suas solicitações de alterações de conteúdo para que elas possam começar a percorrer o sistema.

2. Demonstre “prova de conceito”

Além de focar em onde você pode ter maior impacto, lembre-se de que talvez seja necessário fornecer “prova de conceito” se sua empresa não vender totalmente o valor do SEO.

 

Mantenha registros meticulosos do que você mudou e quando, além do impacto a curto e longo prazo.

 

Os relatórios são críticos. Sugiro usar o recurso de anotação no Google Analytics para ajudar você a acompanhar as alterações.

 

Pode ser muito tentador começar a fazer alterações de acordo com as práticas recomendadas e, em seguida, relatar um aumento no tráfego orgânico algumas semanas depois, apenas para que outro departamento argumente que isso se deve a alguma outra campanha que eles fizeram ao mesmo tempo. Faça o seu melhor para isolar suas realizações.

3. Crie listas de curto e longo prazo

Eu gosto de usar algo como JIRA ou Asana para isso.

 

Se você criar “tickets” individuais para cada tarefa que deseja concluir, fica muito mais fácil priorizar essas tarefas e decidir o que deve ser feito agora e o que deve ser adicionado ao “backlog”. Isso também facilita a transferência desses tickets para o departamento técnico ou de desenvolvimento.

 

O benefício adicional do uso de uma ferramenta ágil ou de gerenciamento de projetos é que, se você mudar de departamento, adicionar um novo membro da equipe ou se “reorganizar”, é mais fácil atualizar alguém novo e não perder muito tempo. -Treinamento.

4. Relatório, Relatório, Relatório!

Mostre sucesso a outras pessoas na empresa e não tenha medo de falar sobre o desempenho do SEO. Veja o item 2 acima.

 

O SEO é frequentemente visto nas empresas como um “centro de custo” junto com o restante do marketing, mas não investir nele é um custo de oportunidade e pode ser um fator significativo de vendas.

 

Ao comunicar regularmente sucessos e um ROI positivo, você pode ter certeza de que seu trabalho não está na hora de reduzir.

5. Cultive uma cultura de SEO em sua empresa

Todos devem pensar em SEO e aprender os fundamentos, desde o nível C até a sala de correspondência.

 

Ensine seus colegas a pensar sobre as maneiras corretas de descrever produtos e serviços (usando o idioma do cliente) e capacite seu pessoal de atendimento ao cliente para que você saiba quando eles começarem a receber a mesma pergunta muitas vezes, pois essa é uma ótima oportunidade para o conteúdo .

 

Se você incentivar todos a pensar em SEO, não haverá escassez de ideias de conteúdo.

Conclusão

Então, para responder à pergunta de início, faça o seguinte:

 

Concentre-se em onde você pode ter mais impacto.

Aplique correções em etapas.

Relate seus sucessos.

Eduque sua empresa sobre o valor do SEO.

 

Gostou? Compartilhe conosco a sua opinião!