Para que serve o CRM?

Na sua essência, o Customer Relationship Management (CRM), que traduzido significa gestão de relacionamento com o cliente, consiste em todas as atividades, estratégias e tecnologias que as empresas usam para gerenciar suas interações com seus consumidores, atuais e potenciais.

 

Seu objetivo é simples: melhorar as relações comerciais para engajar e fidelizar pessoas. O CRM serve para que as empresas conectem-se com os clientes, otimizar processos e melhorar a lucratividade.

 

Entender para que serve o CRM passa por uma avaliação mais profunda de cada segmento e área de atuação da empresa. Explicaremos mais!

“Não é o patrão que paga os salários. Os patrões apenas controlam o dinheiro. Quem paga os salários é o cliente.” Henry Ford

Para quem é o CRM?

O gerenciamento de relacionamento com o cliente é uma tarefa simples e complexa, ao mesmo tempo. Ele pode ser implementado em uma enorme variedade de métodos: sites, mídias sociais, telefonemas, chats, correio, e-mail e vários materiais de marketing podem ser integrados a uma aplicativo de CRM.

 

Devido à diversidade e flexibilidade, essa solução não beneficia apenas grandes empresas. Pequenas startups estão comprovando que a ferramenta é muito útil para trabalhar a carteira de clientes, controlar relatórios de visitas, fluxos de vendas e ampliar o ticket médio das operações.

 

Para entender se a sua estrutura precisa de um sistema desses, faça os seguintes questionamentos:

 

  • Você precisa manter uma lista central de informações sobre seus leads e clientes? Esta informação está em vários lugares?

  • Seus clientes estão interagindo regularmente com várias pessoas em sua equipe? Como todos mantêm o controle de onde a conversa com qualquer cliente parou?

  • Você precisa de uma maneira de entender melhor a produtividade da sua equipe de vendas? Sua equipe de vendas possui um processo estruturado que segue?

Se você respondeu sim a uma ou mais das questões acima, é provável que o CRM vai servir para sua empresa.

Quais problemas um CRM ajuda a resolver?

A implementação de um sistema desse traz vários benefícios para cada organização. Ele ajuda a construir um relacionamento com seus clientes que, por sua vez, cria lealdade e retenção de clientes. Afinal, quem não deseja aumentar a retenção de consumidores e, como resultado, os lucros?

 

Abaixo listamos alguns dos benefícios que a implementação de um CRM pretende trazer para sua empresa.

 

Conhecer os clientes – O CRM ajuda as empresas a conhecer detalhes sobre seus clientes, incluindo quem eles são e por que compram seus produtos, bem como as tendências nos seus históricos de compras.

 

Com esses dados, é possível antecipar melhor as necessidades, gerir estoques e fazer ofertas mais eficientes. Tais informações organizadas ajudam as empresas a selecionar os destinatários corretos para promoções e novos produtos, por exemplo, além de servir de base para importantes decisões.

 

Organizar e automatizar – Desde processos de vendas até campanhas de marketing e análises de negócios, o CRM serve para que as empresas se tornem mais eficientes com processos mais claros e automatizados.

 

Com isso, é possível gastar mais tempo elaborando estratégias mais eficientes e fáceis de serem entendidas por toda a equipe.

 

Otimizar interações – A implementação de um software de CRM permite que as empresas otimizem as interações com os clientes. Ao simplificar e organizar processo complexos, as informações ficam centralizadas e os atendimentos mais eficientes e rápidos. Como consequência, você terá a satisfação do consumidor.

 

Melhorar o relacionamento empresa-cliente – Ao analisar para quem serve o CRM, saiba que ele é capaz de dar uma cara especial e personalizada aos relacionamentos entre empresa e os clientes.

 

É possível tratar cada um individualmente e não como um grupo, mantendo um repositório nos perfis de cada consumidor.

 

O CRM permite que cada funcionário entenda as necessidades específicas de seus clientes, bem como seu arquivo de transações.

Facilitar a descoberta de novos clientes – Os sistemas de CRM são úteis na identificação de clientes em potencial. Eles acompanham os perfis da clientela existente e fornecem dados consolidados dos perfis que você precisa buscar em suas ações de marketing para elevar a receita da empresa.

Aumentar a receita – Os dados do CRM garantem uma coordenação eficaz das campanhas de marketing. É possível filtrar públicos-alvos por tipo de consumo e frequência para que as promoções não sejam direcionadas para aqueles que já compraram produtos específicos, por exemplo.

 

As empresas também podem usar os dados para introduzir programas de fidelidade que facilitam uma maior taxa de retenção e elevar o ticket médio. Um sistema de CRM serve para coordenar os dados do cliente e garante que muitos conflitos não ocorram.

Fechar negócios mais rapidamente – Um sistema de CRM ajuda a fechar negócios mais rápidos, facilitando respostas mais velozes e eficientes aos leads e informações dos clientes.

 

Além disso, ele serve de base de orientação para direcionar o lead em sua jornada de consumo até que se torne um cliente da empresa. Os clientes ficam mais convencidos a transformar suas consultas em compras assim que são respondidos prontamente.

Melhorar a venda cruzada – Elevar o ticket médio de uma compra é sempre um desafio que atormenta os gestores e analistas de marketing. Uma forma de alcançar este objetivo é estudar o perfil de consumo e oferecer produtos cruzados e úteis para o cliente.

 

Mas como saber quais produtos devem ser vendidos em conjunto? Apenas uma boa avaliação da base de dados já te permite obter esta informação.

Tornar o atendimento mais eficiente – A segmentação de clientes com um software CRM é muito mais fácil e útil. Ela ajuda a agilizar o atendimento e pode ser feita com base em dados de consumo e de cadastro, tudo em um ambiente online.

 

O software ajuda a força de trabalho da organização a saber como lidar com cada cliente, dependendo de seus arquivos gravados. As informações podem ser acessadas instantaneamente a partir de qualquer ponto da organização e até em home office, com login e senha.

 

Aumentar a lealdade do cliente – Quem não é visto, não é lembrado. Uma boa configuração de CRM permitirá que a sua empresa fale com o cliente em diversos momentos da sua jornada, de forma eficiente, sem que ele esqueça da sua existência.

 

Na maioria dos casos, clientes fiéis se tornam recomendações profissionais dos negócios e dos serviços oferecidos. Consequentemente, a empresa pode promover seus serviços para novas perspectivas, com base em depoimentos na clientela fidelizada.

 

Os depoimentos costumam convencer mais do que apresentar estruturas teóricas para suas perspectivas futuras. Nesse caso, o CRM serve para atrair seus clientes fiéis e pedir feedbacks sobre a qualidade e eficiência de suas soluções.

É hora de contratar um CRM?

Cabe agora a você fazer esta avaliação e entender as principais dificuldades operacionais no tratamento dos dados dos consumidores. Reúna seu time de vendas, gestão, atendimento e de marketing e entenda quais são os gargalos que eles sentem e que desejam resolver.

 

Com este estudo em mãos e sabendo para que serve o CRM, encontre uma solução que seja eficiente para as suas necessidades.

 

As vantagens do sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente vão além da administração de um negócio e de seus relacionamentos.

 

Um sistema de CRM oferece a todos – de vendas, atendimento ao cliente, desenvolvimento de negócios, recrutamento, marketing ou qualquer outra linha de negócios – uma maneira melhor de gerenciar as interações e relacionamentos externos que conduzem ao sucesso.

 

Além disso, com visibilidade e fácil acesso aos dados, é mais fácil colaborar e aumentar a produtividade.