Para começar a programar é necessário saber inglês?

A resposta mais simples para essa pergunta é: não, não é necessário saber inglês para começar a programar. Porém, o inglês é necessário para você se desenvolver de forma mais eficiente e mais profunda nas linguagens de programação.

Por isso, se você ainda é iniciante nos seus estudos de programação e de inglês, não precisa se preocupar, nós criamos um conteúdo completo para te ajudar.

Dessa forma, você pode entender melhor sobre a necessidade de saber inglês para se desenvolver como programador e como fazer isso de forma mais simples e prática.

Quer saber os motivos pelo qual é necessário saber inglês para começar a programar e como você pode fazer isso? Basta conferir até o final do conteúdo que preparamos para você!

Como começar seus estudos de programação sem saber inglês

A verdade é que, mesmo que você não saiba inglês, você pode começar a estudar programação. Porém, como todas as linguagens de programação são em inglês, saber o idioma pode facilitar e muito o seu aprendizado.

Além disso, ao saber inglês você pode utilizar materiais e assistir aulas de especialistas estrangeiros. Por isso, sim, você pode começar a estudar programação sem saber inglês, mas começar um curso de inglês pode se tornar o diferencial que você precisa para facilitar seu aprendizado na área de programação.

Por isso, nossa dica é que você faça um curso de inglês online, que permite que você estude de forma mais prática e em qualquer horário do dia. Além disso, nos cursos de inglês online, você pode contar com a ajuda de professores nativos, que tornam o seu aprendizado muito mais imersivo e interessante.

A importância do inglês na programação

Como já mencionamos acima, as linguagens de programação são feitas em inglês. Ou seja, é de grande importância saber o idioma se você quer entender a programação de uma forma mais abrangente.

Além disso, grande parte das referências se encontram apenas no idioma, ou são traduzidas para o português. Porém, como você sabe, há vários problemas em depender apenas de materiais traduzidos, uma vez que eles podem conter erros de tradução que modificam o sentido geral do conteúdo.

Por isso, é muito importante que você comece a estudar inglês se deseja seguir na carreira de programação. Além disso, como o idioma mais falado em todo o mundo, saber inglês pode te abrir várias oportunidades de trabalho como programador no exterior.

Como aprender inglês voltado para a área de programação

Agora que você já sabe que mesmo que não seja necessário saber inglês para começar a programar ele é essencial para se desenvolver como programador, que tal entender como você pode fazer isso?

Dessa forma, você foca seus estudos de inglês para o seu objetivo de se especializar como programador.

Leia conteúdos da área

A primeira forma de aprender o inglês voltado para a área de programação é começar a ler conteúdos específicos da área. Dessa forma, você aprende palavras do vocabulário específicas para a programação e as memoriza de forma muito mais eficiente, uma vez que se trata de coisas que usa no cotidiano.

Não se esqueça de treinar a gramática

A gramática é essencial para você conseguir formar frases em conversas em inglês, bem como para entender frases e textos mais complexos. E isso é essencial se você quer se especializar como um programador que quer buscar oportunidades de emprego no exterior.

Por isso, além de ler conteúdos da área, tenha um tempo dos seus estudos voltados apenas ao estudo da gramática. E vale lembrar que com um curso de inglês você consegue toda essa base gramatical que precisa de forma muito mais imersiva.

Não se esqueça de desenvolver habilidades de listening e speaking

Por último, as habilidades de listening e speaking, mesmo que não sejam necessárias para a programação em si, são fundamentais se você quer trabalhar no exterior, mesmo remotamente.

Isso porque, você vai precisar conseguir entender e responder de forma apropriada em entrevistas de emprego e reuniões. Por isso, não deixe de treinar suas habilidades de conversação.

Agora você já sabe que saber inglês é fundamental para se desenvolver como um programador. Por isso, tudo que você precisa fazer agora é começar a se preparar e escolher um curso de inglês adequado para as suas necessidades.

Leia também: curso de sistema para web