Montando seu primeiro PC gamer: do básico ao avançado

Jogar é divertido em qualquer plataforma, mas é uma experiência única em um PC gamer potente. Verdadeiro sonho dos gamers, ela permite jogar os jogos mais recentes com o melhor desempenho e gráficos no máximo.

Mas o que é preciso para montar esse setup gamer? Com quais peças você deve utilizar o seu desconto em tecnologia para adquirir aquelas necessárias para montar seu PC gamer? E como organizar todas elas dentro do gabinete? Entenda melhor esse tema no texto a seguir.

Processador

Essa é a peça que executa as tarefas da máquina, sendo que, nesse caso, é interessante escolher um que tenha um bom número de núcleos, permitindo que ele consiga processar diversas tarefas ao mesmo tempo. O ideal é optar por modelos com ao menos seis núcleos de processamento, sendo que games mais recentes e pesados podem exigir processador de oito núcleos.

Placa-mãe

Junto com o processador deve-se escolher a placa-mãe, o cérebro do computador. Ela é quem conecta os elementos da máquina, organizando-os para que eles funcionem corretamente. Verifique se há compatibilidade entre o processador e a placa-mãe, independentemente se são chips da Intel ou AMD. Também fique de olho em qual o volume de memória RAM você deseja utilizar, já que a placa-mãe define o número de módulos e a densidade do PC.

Memória RAM

A memória RAM auxilia o processador, armazenando todas as informações necessárias e guardando os dados que serão analisados pelo CPU. A partir daí, ela executa as tarefas da máquina, rodando as diversas aplicações em funcionamento.

A conta é simples: quanto maior for a memória RAM do dispositivo, mais rápido esses dados serão processados. Atualmente, os games mais modernos acabam exigindo ao menos uma instalação de memória RAM de 16 GB.

Placa de vídeo

Quando se fala em PC gamer, a placa de vídeo é a primeira peça que muitos pensam. E não é por menos, já que ela é responsável por otimizar a exibição de imagens e precisa dar conta dos gráficos cada vez mais realistas dos jogos. Ao escolher, verifique se a placa suporta gráficos em Full HD ou 4K de resolução (isso, claro, com você tendo um monitor compatível), assim como se ela consegue exibir uma taxa de 60 FPS.

Armazenamento

Para o armazenamento, a queridinha dos gamers é a memória SSD, tecnologia que permite o acesso imediato aos dados armazenados e faz com que o PC fique muito mais rápido. Outra alternativa é a memória HD, que oferece execução mais lenta, mas que, em contrapartida, é mais barata e comporta maior volume de dados. Qualquer que seja a escolha, o ideal é que a memória tenha ao menos 500 GB ou 1 TB de armazenamento.

Como montar o PC gamer?

Com todas as peças reunidas, chega o momento: como montar o PC gamer? Esse não é um grande desafio, mas é preciso atenção ou até mesmo ajuda em alguns casos. Em um local com mais espaço, posicione o gabinete corretamente e abra a lateral dele, com a parte aberta voltada para cima.

Comece pela placa-mãe, observando que no gabinete há espaço próprio para aparafusar a placa. Veja como as saídas de áudio, vídeo e conexões da placa se posicionam na saída do gabinete para ver a posição correta da placa, não se esquecendo de posicionar o espelho que a acompanha.

Depois, é a hora de instalar o processador. O soquete em que o chip será instalado tem uma posição específica, indicada por uma seta ou um pequeno corte em uma das extremidades. Esse componente deve ser encaixado sem precisar de pressão alguma, sendo necessário apenas levantar uma pequena trava que faz a fixação após o encaixe.

Após instalar o processador, é preciso instalar o cooler alguns processadores são vendidos sem eles, então fique atento a isso. A fonte do computador será instalada na parte inferior do gabinete, devendo-se apenas se atentar para o lado das saídas de cabos e fixá-la com os parafusos.

Chegou a hora de instalar a placa de vídeo, que deve ser conectada a uma porta PCle da placa-mãe e os conectores voltados para a parte de trás do gabinete. Após ele, é o momento de instalar a memória SSD ou HD, atentando-se para encontrar a posição de fixação e parafusar as unidades. 

Quando tudo estiver no lugar, é preciso conectar os fios que saem da fonte, seja na placa-mãe, seja no SSD ou HD, seja no cabo de energia complementar da GPU. Faça também a conexão do painel frontal do gabinete à placa-mãe.