Marketing verde: entenda a importância para as estratégias da sua empresa

Mesmo que algumas pessoas e governantes do mundo todo ainda acham desnecessário o cuidado com o meio ambiente, diversas empresas estão fazendo sua parte. Por isso, o chamado marketing Verde ganhou voz e vez nos últimos anos. Vem com a gente para entender sua importância e quais estratégias vale a pena usar.

 

Onde nasceu o termo

 

Na década de 1960 surgiu, nos Estados Unidos e na Europa, uma conscientização geral a respeito da degradação do meio ambiente. Mas o mercado só foi notar a importância deste movimento no início da década de 1990.

 

E isso se deu pela pressão da sociedade, que pressionou de uma forma tão efusiva as marcas, para que tivessem responsabilidade ambiental, econômica e cultural, que foram obrigadas a rever conceitos e estratégias.

 

Em nosso território, o Marketing Verde foi sendo instituído conforme as multinacionais se instalaram. E dentro deste enredo, certos princípios precisam ser seguidos pelos empreendimentos, tais como:

 

  • Serem ecologicamente corretos;
  • Terem viabilidade econômica;
  • Serem socialmente justos;
  • Terem aceitação cultural.

 

Para que fique claro e impregnado na cabeça dos gestores, supervisores e colaboradores, aí vai uma ‘sopa de letrinhas’:

 

  • Os 3 “erres” são: Reduzir, Reutilizar e Reciclar;
  • Os 4 ”esses” são: Social Acceptance (Aceitação Social), Segurança, Sustentabilidade e Satisfação do Consumidor.

 

Ter todo este diálogo diante das câmeras e de seu consumidor, mas manter uma mesa rústica de madeira, além de outros modelos que contradigam a temática e a defesa das matas e do desperdício, poderá levá-lo ao chamado Greenwashing.

 

Mais sobre o Greenwashing

 

Enganar o consumidor com falácias, mentiras e incoerências pode até funcionar por alguns meses e até anos. Mas quando descobrirem, a derrocada será grande e os prejuízos ambientais e financeiros se ampliarão vertiginosamente. 

 

Você pode ter uma empresa de desengraxante alcalino e inserir uma cultura de Marketing Verde, assim como fizeram a Coca Cola, a Microsoft, a Natura, a Nike, a Starbucks e a Toyota, só para citar algumas. 

 

Passos para implementar o Marketing Verde em sua empresa

 

Selecionamos dicas recorrentes e que funcionaram ao longo dos anos, mas nada impede de você e sua equipe organizarem atitudes diferenciadas (pode-se usar os clientes para aproximá-lo e mostrar que todos ali se preocupam com o futuro). Faça suas anotações:

 

  • A reciclagem e o reaproveitamento de materiais, além de ajudar a natureza, gera economia logo nos primeiros meses que esta mudança de atitude for feita. É como caminhar num piso industrial, sem buracos ou armadilhas;
  • Economize água e, se puder, estoque água das chuvas. Ela servirá para lavar ambientes ou nas descargas dos sanitários;
  • Prefira produtos menos poluentes;
  • Faça separação adequada dos lixos e destine-os para cooperativas próximas ao seu endereço;
  • Colabore com programas relacionados à redução da degradação do meio ambiente;
  • Evite ao máximo os materiais biodegradáveis;
  • Faça reuniões para inserir esta cultura verde entre os colaboradores.

 

Viu só como o Marketing Verde é importante? E sua marca pode ser referência a outras pessoas e até mesmo aos concorrentes. Gostou da postagem? Não se esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos e familiares.