Independência financeira: o que é e como alcançar a sua

Concordamos que, para alcançar a independência financeira (mais comumente conhecida como “ficar rico”), basta pegar a galinha dos ovos de ouro; isto é, trabalhar por ativos em vez de trabalhar por dinheiro.

Sabemos que um ativo é o que coloca dinheiro no bolso de forma recorrente, você poderia me dar um exemplo que não é a galinha dos ovos de ouro?

Se tivermos ações que nos dão dividendos todos os anos, se tivermos uma garagem pela qual nos pagam aluguel mês após mês, se participarmos de um negócio em que obtemos lucro a cada trimestre, se lançarmos um registro do qual cobramos uma porcentagem do preço com cada cópia, se patenteamos uma ideia que somos pagos por cada vez que ela é implementada em algum aplicativo, temos ativos.

Em todos esses exemplos que acabamos de listar, não precisamos trabalhar incansavelmente para conseguir dinheiro. Além disso, esses ativos nos dão dinheiro mesmo quando estamos dormindo. Você faz o esforço uma vez e desfruta dos benefícios por toda a vida.

Vamos supor que o que a maioria das pessoas quer é ser feliz. Para nós, ser feliz pode ser definido como: levar uma vida tal que, no final, possa olhar para trás e sentir orgulho. Para isso você precisa estar ciente sobre o que você quer, ter o mínimo de limitações de tempo e dinheiro e estar constantemente aprendendo e fazendo coisas que realmente te interessam. Em outras palavras, precisa do seu pessoal, tempo, dinheiro e motivação.

É por isso que colecionar galinhas douradas será útil para você, porque reduzirá muito suas limitações de tempo e dinheiro. 

Quer dizer, colecionar bens vai te aproximar da felicidade e uma das formas de investir seu dinheiro no exterior em busca de sua independência financeira é através da Portugal Golden Visa, um programa de imigração e investimento em imóveis ou fundos que cresce cada vez mais na Europa e em todo mundo, com certeza também pode te ajudar em seus objetivos. 

O cidadão médio é educado, encontra um emprego como empregado e ganha regularmente dinheiro que gasta como quer ou pode ao longo de sua vida. O estado retém uma porcentagem de seus ganhos e devolve uma pequena parte dessa porcentagem para você no final de sua vida profissional na forma de uma pensão de aposentadoria.

O que podemos melhorar neste esquema?

Seguindo a ordem do parágrafo anterior, podemos melhorar o treinamento, o trabalho que se encontra, o valor que se ganha regularmente, poderíamos tentar acrescentar alguns ganhos extras, a forma de consumir o dinheiro, a retenção do estado e o ponto em que se aposenta.

As 6 chaves para alcançar a liberdade financeira

  • Independentemente da formação que já tenha, treine mais e melhor para aprender a recolher bens (estoque, imóveis, ideias, negócios, etc.).
  • Tente ser promovido em seu emprego, sem comprometer excessivamente sua vida familiar/pessoal, para obter maior renda. Procure mudar para outro emprego que pague mais alto se isso não parecer possível em sua empresa atual.
  • Tente aprender o que é preciso para adicionar fontes extras de renda. A diversificação eliminará o medo de perder o emprego e lhe dará mais dinheiro.
  • Do que você ganha, economize o máximo que puder, gaste o mínimo possível e invista o máximo possível (adquira bens, em vez de gastar dinheiro em despesas).
  • Aprenda a trabalhar para si mesmo, e não para os outros e/ou para o estado. Se você coletar bens suficientes, não precisará de ninguém para lhe pagar nenhuma aposentadoria.
  • Avance o tempo para se aposentar. Se você alcança a independência financeira, ou seja, se seus bens geram renda suficiente para viver deles, trabalhar para os outros é bobagem. Além disso, o melhor trabalho é gerenciar seus ativos. Os criadores de videogames sabem bem disso e exploram essa paixão humana desde o nascimento dos jogos de estratégia e gerenciamento.

 Você percebe que se o seu trabalho é adquirir e administrar seus ativos, sua renda crescerá exponencialmente, o tempo gasto com isso será determinado por você, você poderá se dedicar ao que realmente lhe interessa e a quem realmente lhe interessa?