Quem nunca entrou em um site procurando alguma informação e se deparou com textos maçantes, confusos e sem divisões claras de títulos e subtítulos?
O que era para ser uma pesquisa rápida, se torna em algo mais demorado e complicado. Afinal, é mais difícil encontrar as informações que precisa rapidamente. Em conteúdos como esses, achar um dado em específico é como procurar uma agulha em palheiro.
Além de não conseguir identificar os tópicos que mais lhe interessam, as pessoas saem frustradas da página sem ter encontrado o que desejavam. É exatamente por isso que as heading tags são tão importantes em SEO.
Essa estratégia de marketing digital é essencial para empresas que desejam ter bons resultados na internet. Ela é responsável por posicionar melhor as páginas nos buscadores de busca, como o Google.
Porque as heading tags são tão importantes? É simples! Os buscadores priorizam a experiência do usuário e favorecem os sites que também têm essa prioridade. Como vimos, não dividir os conteúdos em tópicos dificulta e muito a vida das pessoas na internet.
Com isso, elas se frustram, vão em busca de outras páginas ou fecham o buscador sem paciência – o que o Google não quer que aconteça de jeito algum. As heading tags, então, são essenciais porque melhoram a experiência do usuário e isso é um dos fatores de busca mais importantes atualmente.
Além de ser uma forma dos algoritmos identificarem do que aquele conteúdo se trata por meio das palavras-chave e conseguir ranqueá-los com mais facilidade. Marketing Digital, SEO e fatores de ranqueamento são assuntos extensos, com muitas informações.
Por isso, vamos destrinchar esse tema para que entenda o que são as heading tags e como elas funcionam – afinal, sua importância você já sabe, agora é preciso saber como usá-las a favor do seu site. Acompanhe!
Qual o papel das heading tags na estratégia de SEO
SEO é uma estratégia que visa posicionar os sites nas primeiras posições do Google. Se dá por um conjunto de técnicas que agradam os algoritmos para que eles posicionem bem a página, como a produção de conteúdos originais, otimização de sites, responsividade, entre outras.
Como assim?
O Google é uma empresa como qualquer outra, por isso, precisa agradar seus usuários para que eles continuem optando por ela, já que existem outros concorrentes. Por isso, o buscador criou uma série de fatores para classificar os sites, páginas e conteúdos que estão na plataforma entre os melhores e os piores.
O intuito é colocar nas primeiras posições apenas os melhores para que o usuário tenha uma boa experiência no buscador. Fazer essa classificação manualmente seria impossível – são milhares de páginas!
Desta forma, a plataforma criou os algoritmos, robôs que analisam cada site que há no buscador e vão classificando entre os melhores e piores – da primeira posição à última.
Para empresas, estar entre as primeiras posições é fundamental. Poucas pessoas vão até a página 2 do Google ao realizarem alguma pesquisa. Se quer ser encontrado, precisa estar no topo da página.
Qual o papel das heading tags? Essas ferramentas são responsáveis por agradar os algoritmos e os leitores.
O que são heading tags?
Embora tenha um nome difícil, todos já viram e usaram as heading tags – mesmo que de forma equivocada. Elas são os subtítulos de um conteúdo, os quais indicam uma ordem de prioridade das informações contidas em um texto.
Elas organizam e proporcionam uma boa estrutura aos conteúdos. No Word, por exemplo, as pessoas usam “título 1”, “título 2”, “título 3” e por aí vai. Nas páginas na web o conceito é o mesmo, o que muda é o nome.
A linguagem de programação da grande maioria dos sites chama-se HTML (Hypertext Markup Language). O código HTML referente aos títulos vai do “H1” até “H6”, indicando o tópico de maior e menor peso dentro do conteúdo.
Exemplo: H1: Brazil, H2: São Paulo, H3: São Caetano do Sul, H4: Bairro Santa Paula. Essa é a lógica! O papel das heading tags em SEO, então, tem duas frentes: agradar os usuários e os robôs.
O primeiro objetivo é organizar os conteúdos para facilitar a leitura dos usuários, assim eles encontram o que precisam mais rapidamente, proporcionando uma excelente use experiente.
Por outro lado, ao usar as palavras-chave corretas nas heading tags, os algoritmos conseguem entender do que o texto se trata rapidamente e então, posicioná-los entre as primeiras posições – caso o restante dos fatores de qualidade também sejam atingidos.
Usar as heading tags é fundamental para diversos aspectos. Com um texto otimizado e bem estruturado, é mais fácil que os usuários se interessem pelo tema e permaneçam no site, por exemplo.
Essas ferramentas impactam diretamente nos resultados das estratégias de SEO. Então, use-as corretamente, da melhor maneira possível!