A gestão de metas e vendas será uma das grandes responsáveis pelo sucesso ou fracasso de sua empresa. Por isso, você deve ficar atento aos planejamentos, objetivos e todos os acompanhamentos necessários.
Mas o que são metas?
Se decidiu ser empreendedor, deve sair de trás da sua mesa rustica de madeira e definir os caminhos, os gastos e o tempo que essas metas serão alcançadas, pois assim tudo ficará mais fácil.
O método SMART é um dos ‘queridinhos’ e mais famosos. Criado por Peter Drucker, o pai da gestão de empresas moderna, consiste em:
- Specific (especificar);
- Measurable (mensurar);
- Achievable (atingir);
- Realistic (realizar);
- Time based (limitar o tempo).
Lembre-se sempre que, sem este controle, a geração de produtividade se enfraquece e sua equipe poderá perder o foco. Então, se quer lucrar cada vez mais, invista no SMART e na gestão de metas e vendas.
Entenda sobre gestão de vendas
Quando entendemos o que são metas, fica mais fácil mensurar os objetivos das vendas. Mas não cometa o erro comum de frisar um “desfecho” inatingível, ok?
Analisando uma empresa de Purgador de Vapor que pretende ampliar os ganhos anuais de R $100.000,00 para R $120.000,00, precisa gerar receita de, no mínimo, R $1.666,66 a mais ao mês.
Quantos vendedores são necessários para isso?
Fazer esta métrica pode ser um tanto complexo. Principalmente porque há diversas coisas a serem consideradas. Uma delas é a oscilação econômica que afeta o mercado. Mas o gestor tem a função de ser transparente e garantir que TODOS estejam cientes do quanto precisa ser vendido para que as metas sejam batidas.
Uma dica? Use o Marketing de Conteúdo para a geração de leads. Sua empresa precisa estar bem rankeada nos mecanismos de busca, seus funcionários preparados para dar atenção ao Funil de Vendas e todas as facilidades vindas dela.
Quais os problemas para alcançarem as metas?
Pense em uma sala pequena, lotada de Pallets de madeira que atrapalham a passagem. Pois bem, os tais gargalos de vendas são exatamente isso, problemas que atrasam as vendas e que devem ser ‘retirados do caminho’ o mais rápido possível.
Dentro os percalços comuns estão:
- Má gestão dos recursos;
- Colaboradores mal treinados;
- Falta de mão de obra;
- Preços acima do mercado;
- Gastos desnecessários;
- Insatisfação do time;
- Falta de comprometimento;
- Falta de comunicação.
É uma lista extensa, mas com dedicação, consegue-se eliminá-las e dar longevidade ao planejamento para alcançar o objetivo final!
O CRM é um aliado
O CRM significa Customer Relationship Management. São práticas para que o relacionamento com o cliente se torne amistoso e saudável. E não para por aí… há uma infinidade de possibilidades, como:
- Acompanhar o desempenho dos colaboradores (em grupo e individualmente);
- Entender as dificuldades de cada um para baterem as metas;
- Relata o relacionamento entre cliente e funcionário;
- Dá os motivos de determinadas vendas não terem sido fechadas.
Com estas definições e meios de acompanhamento, fica claro o porquê tê-las em seu dia a dia. Gostou da postagem? Não se esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos e familiares.