Os Fundamentos DevSecOps servem, essencialmente, para proteger o desenvolvimento de softwares, ao mesmo tempo em que cuida para não desacelerar a produção. Afinal, uma operação, independente de sua natureza, deve ser segura e continuar prática, ágil e capaz de oferecer um bom desenvolvimento para seus colaboradores e clientes.
Por meio de uma filosofia e metodologia fundamentada no DevSecOps é possível conseguir esse tão buscado benefício. O Brasil já avançou em cibersegurança, por isso, é comum que seja vista uma convergência natural entre o conceito de DevSecOps e as leis do setor, que se complementam e auxiliam em criar um produto mais seguro e de qualidade.
Introdução aos conceitos de DevSecOps e sua importância na segurança da informação
DevSecOps significa Desenvolvimento, Segurança e Operação. Siglas essenciais que trazem para o desenvolvimento de softwares uma metodologia focada em segurança, mas sem perder de vista a agilidade da operação, assim como sua excelência, o melhor produto final possível.
Quando o DevSecOps é aplicado em um time de profissionais ou projeto, protocolos de segurança são criados para se ajustar à operação. Dessa forma é possível desenvolver com foco e proatividade, mas sem abrir brechas de segurança e com muito mais responsabilidade, com especial atenção às normas e leis básicas de segurança.
Panorama das leis de cibersegurança no Brasil e seus impactos
Em nosso país hoje já existem leis bastante rígidas e necessárias de cibersegurança, cujo maior impacto recai sobre os produtos de softwares, que devem se atentar tanto às operações realizadas durante a produção, quanto para o software em si. As principais Leis de cibersegurança no brasil são:
- Marco civil da internet: que cuida especialmente da privacidade e compartilhamento de informações pessoais;
- LGPD: Leis Geral de Proteção de Dados, que regulamenta a posse da empresa de dados sensíveis de pessoas físicas;
- Código Penal: embora não se trata especialmente de cibersegurança, ainda assim regulamenta aspectos importantes como a invasão de dispositivos e contas.
Quando falamos de leis de cibersegurança, essas são as principais em nosso país. Naturalmente, o DevSecOps deve se atentar a todas elas na hora de ser implementado em uma empresa com outros recursos de cibersegurança.
Como integrar os princípios DevSecOps ao ciclo de desenvolvimento de software
Para integrar os fundamentos DevSecOps é necessário atenção a certos pontos importantes, como a segurança do processo, natureza da operação e o desenvolvimento do próprio software. Enquanto os dois últimos itens o próprio time de profissionais pode tomar conta, as leis e protocolos de segurança exigem um olhar mais atento.
Ao utilizar os recursos da RainForest, é possível contar com toda segurança possível ao seu desenvolvimento de softwares ao incluir o DevSecOps completo em suas operações. A RainForest oferece a melhor solução possível que protege sua operação sem comprometer o ritmo do desenvolvimento.
Benefícios da implementação de DevSecOps em conjunto com as leis de cibersegurança
Aplicar o DevSecOps em uma operação garante que seu software estará em plenas conformidades com as leis de cibersegurança no Brasil, evita ataques e invasões e, ainda, mantém a privacidade do seu time e dos clientes protegida.
Todos esses elementos representam grande parte da operação de produzir softwares, e caso alguma dessas áreas seja comprometida haverá prejuízo em sua operação. Além disso, oferecer um DevSecOps de qualidade traz legitimidade para sua empresa e, potencialmente, pode aumentar a reputação do seu time no mercado.
Exemplos práticos de empresas que adotam DevSecOps e cumprem as leis de cibersegurança
Grandes empresas já identificaram os benefícios que o DevSecOps oferece, entre elas podemos citar a Amazon, Adobe e até o próprio Facebook. O Facebook, aliás, utiliza o DevSecOps desde o princípio para garantir toda segurança e privacidade aos seus usuários.
Segundo a Amazon, houve uma economia em 40% desde que estruturou um sistema de DevSecOps em seu Web Service. Já a Adobe teve que dar mais atenção ao DevSecOps ao passar a oferecer serviços em nuvem.
Esses são alguns exemplos que mostram como os fundamentos DevSecOps são importantes, relevantes e benéficos para empresas de tecnologia. Se você deseja participar também de todos os benefícios e ganhos, não deixe de oferecer esses recursos para sua própria operação.