A fatura Sabesp, chamada pelos paulistas de “conta de água”, é um documento emitido mensalmente onde consta todo o consumo de água e outras taxas adicionais, como a de coleta de esgoto e a referente ao aluguel do hidrômetro, que é o aparelho que monitora o consumo de água do imóvel.
Para facilitar a vida dos seus consumidores, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo flexibilizou as formas de pagamento da conta de água, trazendo mais comodidade.
Além disso, vale destacar que desde o início da pandemia de coronavírus, com a imposição de medidas restritivas pelo governo de São Paulo, a empresa vem fazendo modificações e adequações no seu modelo de atuação.
Com isso, a fatura Sabesp também sofreu algumas mudanças, tornando-se um documento mais legível e organizado, para facilitar a compreensão dos consumidores e a localização de informações importantes.
Continue lendo esse material para saber mais sobre a fatura Sabesp e, principalmente, como obter a sua em casos especiais, além das diferentes formas de pagá-la.
Como o valor da fatura Sabesp é calculado?
Como já foi dito é de conhecimento geral, o valor da conta de água em São Paulo compreende o consumo de água, o serviço de coleta de esgoto, o aluguel do hidrômetro e outros pormenores.
Os preços desses serviços são guiados por tabelas tarifárias que são atualizadas pela ARSESP (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo).
Essas tabelas, por sua vez, levam em consideração impostos e as categorias de consumidores. As categorias vão de imóveis com consumo de até 10m³ (metros cúbicos), até mais de 50m³ por mês, que é o caso das indústrias, por exemplo.
A Sabesp tem ainda categorias para cidadãos com menor poder aquisitivo, onde valores menores são cobrados.
Com o novo modelo da fatura Sabesp é possível saber exatamente em que categoria aquele contrato se encontra. Com base nisso e nas marcações do hidrômetro, é possível entender melhor os valores da fatura.
A minha conta não chegou: como fazer para obtê-la?
Na imensa maioria das vezes, a fatura Sabesp chega ao consumidor em sua residência, através do serviço de correio.
Contudo, em algumas ocasiões o boleto pode acabar não chegando às mãos da pessoa, por diversos motivos diferentes. Nestes casos, as melhores opções para conseguir a segunda via conta Sabesp são as seguintes:
- App Sabesp Mobile, na seção “Minhas faturas”;
- Central de Atendimento Sabesp: 0800 011 9911 (região metropolitana de São Paulo) / 0800 055 0195 (demais localidades);
- Por meio da Agência Virtual Sabesp;
- Pelo WhatsApp Sabesp: (11) 95976-3843;
- Indo até uma agência física Sabesp.
Em todas as opções o consumidor precisará dos dados pessoais do titular da conta e do número de matrícula.
Fatura Sabesp: formas de pagamento aceitas
Assim como fez nos meios de obtenção de segundas vias de fatura, a Sabesp tem criado meios que facilitam o pagamento das faturas pelos seus consumidores.
É possível dizer que, hoje em dia, não é mais necessário enfrentar filas de bancos ou lotéricas para pagar contas, a menos que o usuário prefira assim.
Veja abaixo os quatro meios mais utilizados pelos paulistas para pagar a fatura Sabesp:
Lotéricas
O método mais tradicional e conhecido de todos, onde é necessário se dirigir a um ponto físico portando a fatura impressa.
App AgZero
O AgZero é uma carteira que funciona como um banco digital e pertencente ao Banco Safra.
A Sabesp fez uma parceria com a entidade para possibilitar o pagamento de faturas através da aplicação, que está disponível para Android e iOS.
Para realizar o pagamento, o consumidor precisa fazer o cadastro e usar os mecanismos do app para pagamento de boletos, como o scanner de códigos de barras, por exemplo.
Aplicativos de outros bancos
Muitas pessoas já possuem conta em outros bancos e carteiras virtuais, e possuem esses serviços instalados em seus dispositivos pessoais.
Da mesma forma que a fatura Sabesp pode ser paga no AgZero, também pode ser paga em qualquer outro app de banco com a utilização dos mesmos mecanismos citados.
Não paguei a conta ainda: posso ter os serviços suspensos?
A resposta é que sim, a Sabesp tem o direito de suspender o fornecimento de água para consumidores inadimplentes.
Porém, a Companhia só pode fazer isso após 30 dias de atraso da última futura, o que representa um mês de carência.
E vale lembrar também que em muitos casos os consumidores ficam sem pagar a fatura por mais tempo e nenhum corte é observado. Todavia, o ideal é permanecer com as contas em dia.
Conclusão
Através deste artigo do nosso blog, o internauta conheceu formas de obter e pagar a fatura Sabesp de formas práticas.
Também foi explicado como a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo calcula a conta de seus consumidores, e as situações em que é possível a interrupção do fornecimento de água.