Entenda como a inteligência artificial pode ajudar na medicina

Nós estamos acostumados a ouvir falar sobre os impactos da inteligência artificial (IA) no funcionamento de redes sociais, em aplicativos de transporte e na melhoria dos processos de empresas tecnológicas do Vale do Silício.

No entanto, a análise automática de grandes quantidades de informações e dados pode ser utilizada em diversos setores da sociedade, inclusive, na medicina e na odontologia.

Isso porque, com a ajuda dessa tecnologia, os processos diagnósticos, a curadoria da prioridade nas filas de atendimento, entre outras atividades do cotidiano hospitalar podem ser otimizadas e mais precisas.

Além de agilizar o atendimento e a detecção de doenças dos pacientes, esses programas de computador também auxiliam nos sistemas operacionais, na gestão dos consultórios e na economia de materiais e gastos. Mas o que exatamente é a inteligência artificial?

O que é inteligência artificial?

Criada pela ciência da computação, a IA funciona por meio de computadores e softwares superinteligentes que, por meio da análise e comparação de dados, conseguem simular o processo de pensamento humano e tomam decisões independentes por meio de códigos pré-determinados.

Essa tecnologia usa uma quantidade inimaginável de dados reais (do passado), faz um estudo comparativo entre as informações, organiza esses conhecimentos e, por fim, realiza a identificação de padrões.

Assim, esses computadores que funcionam à base de big data e o armazenamento em nuvem, conseguem tomar decisões lógicas, racionais e de forma autônoma. Um exemplo disso são os sistemas utilizados em clínicas de exames médicos.

Muitos hospitais e laboratórios já utilizam esse algoritmo para a geração automática de laudos médicos – extremamente precisos – de exames de imagens como:

  • Tomografias;
  • Ultrassonografias;
  • Raio-x;
  • Ressonâncias;
  • Ecocardiograma.

Inclusive, durante esse período pandêmico de Coronavírus, alguns laboratórios ao redor do mundo têm utilizado essa tecnologia para agilizar os resultados e ajudar a identificar com maior precisão as áreas do pulmão afetadas pelo vírus.

Como essa tecnologia pode ajudar a medicina?

Os médicos de todas as áreas estudam imagens de incontáveis tipos de doenças, no entanto, o cérebro humano só é capaz de reter uma determinada quantidade de informações.

Por isso, a utilização dessas máquinas pode ajudar na realização de diagnósticos mais precisos.

Existem robôs que utilizam da IA para orientar cirurgiões, durante as operações, em como realizar movimentos mais precisos que melhoram os resultados, facilitam a recuperação e diminui o tempo de internação pós-operatório, bem como a necessidade de cortes.

Além disso, essa tecnologia facilita na melhor utilização dos leitos, detecção de fraudes de receitas, monitoramentos dos sinais vitais dos pacientes e na redução de erros humanos nos procedimentos hospitalares.

Os impactos da Inteligência Artificial na odontologia

Várias clínicas odontológicas já utilizam o auxílio da Inteligência Artificial para a realização de procedimentos como o implante dentário, por meio das cirurgias guiadas que dispensam a necessidade de cortes gengivais e de pontos na região.

Assim, esse procedimento fica mais cômodo, possui menos riscos de infecção e torna a recuperação mais rápida.

A tecnologia também pode ser utilizada para a confecção de próteses dentárias e no planejamento de tratamentos estéticos, como a aplicação da lente de contato dental

Neste caso, computadores, que possuem imagens detalhadas de diversos tipos de rostos, planejam o formato e tamanho dos dentes para cada paciente, considerando as necessidades e avaliações específicas de cada quadro e desejo.

Muitos pacientes têm procurado saber como fazer esse tipo de procedimento, quais materiais são utilizados, qual é o tempo necessário para as manutenções, quem pode fazer o procedimento e quanto custa lente de contato dental

Contudo, os preços variam para cada paciente, inclusive, devido a forma com que será planejada e confeccionada as facetas, mas a tecnologia tem otimizado o processo e vêm tornando-o cada vez mais acessível.

Otimização e evolução dos tratamentos corretivos

A área da odontologia voltada para o cuidado com a estruturação dos dentes e dos ossos faciais também é beneficiada durante todo o processo de tratamento e a adesão da tecnologia nas rotinas, seja o procedimento feito com o aparelho fixo, móvel ou o aparelho dental invisivel.

Isso porque a IA pode ser utilizada para a realização de previsão de resultados, realização de diagnósticos, prognóstico de ações de contenção, ajuda na fabricação de coroas dentárias e moldes precisos para cada paciente.

Assim, o tratamento pode ser mais rápido e efetivo, o paciente não precisa passar pelo desconforto da confecção da moldagem física dos dentes e a qualidade do aparelho invisivel – e dos demais acessórios – e tornam cada vez mais superiores e resistentes. Isso sem mencionar o novo apelo estético agregado.

Essas são apenas algumas das melhorias mais recentes que podem ser sentidas na área médica, graças ao desenvolvimento da Inteligência Artificial. 

A expectativa é de que, no futuro, essa tecnologia esteja ainda mais intrínseca nos consultórios, hospitais e centros cirúrgicos. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.