Entenda a importância de uma educação financeira focada no mundo empresarial

Quando alguém diz que teve uma boa educação financeira, isso significa que essa pessoa administra bem seu dinheiro e sabe manter seu orçamento fazendo o uso dele de maneira consciente ganhando um bom equilíbrio financeiro.

Mas, essa não é a realidade de vários brasileiros, já que muitos deles vivem no aperto exatamente por não conseguirem controlar as finanças.

Tudo isso mostra a grande importância de fazer investimento na educação financeira, ainda mais por quem tem dificuldade em administrar o que ganha.

E o principal local onde se deve ter essa educação é nas empresas, sejam elas de venda de sistemas ou de fabricação de saco de polipropileno para alimentos.

Para ajudar os leitores a entenderem um pouco mais deste assunto, o artigo a seguir falará sobre a função da educação financeira dentro das organizações e dará dicas de como aplicar a educação financeira nos negócios.

Por fim, apresentará também algumas vantagens que uma empresa pode ter ao apostar em um projeto como esse.

Qual a função da educação financeira no negócio?

O cenário da educação financeira no país não é dos melhores, pois mais da metade dos brasileiros estão endividados atualmente.

Segundo pesquisas feitas pelo Serasa, em torno de 30% dessas pessoas têm dívidas com bancos e cartões de crédito com altos limites.

Esse tipo de dívida é capaz de afetar tanto a saúde mental quanto a saúde física de um colaborador segundo pesquisas da Kantar Ibope. 

Nela foi constatado que mais de 70% das pessoas concordam que sua vida financeira afeta sua saúde mental, e que mais de 80% relatam sintomas físicos quando pensam em suas dívidas.

E se o corpo de um colaborador fica prejudicado por conta de uma dívida, isso pode fazer com que sua produtividade no ambiente de trabalho caia muito.

Se uma organização que trabalha com fabricação de estrutura metálica para fachada oferece educação financeira aos seus colaboradores, isso os ajuda a não caírem no endividamento.

Isso evita que eles percam a produtividade pela preocupação com esse tipo de problema e deixa as vagas de trabalho mais atrativas para o mercado, adicionando isso ao pacote de benefícios da vaga.

Como aplicar a educação financeira nos negócios?

Conheça a seguir algumas dicas que ajudarão na aplicação da educação financeira em um negócio, seja ele especializado em cobertura para piscina aquecida ou qualquer outro segmento.

  1. Fique a par das finanças da organização

Conheça bem as finanças do negócio, e para isso é preciso estar a par de cada uma das contas pessoas que a empresa possa ter.

Muitos negócios, principalmente, os menores, acabam misturando as finanças pessoais com as da empresa, mas isso pode prejudicar muito o controle financeiro de um empresário.

  1. Acompanhe tudo de perto

Acompanhar não quer dizer fazer tudo por si só, é preciso estar delegando, se possível contratar pessoal especializado em cada setor da empresa para aumentar as chances de efetividade.

Mesmo que o negócio tenha uma equipe de finanças, é essencial estar informado sobre variações, movimentações e pagamento de imposto, entre outras coisas.

Isso ajuda a tomar decisões para se prevenir ou para corrigir problemas que ajudem o negócio a se manter no rumo desejado.

  1. Conheça os impostos e custos trabalhistas

Mesmo não entendendo muito da área e não tendo um contador, é essencial entender o impacto que os impactos que os custos trabalhistas e os impostos podem ter no negócio.

É preciso saber como funciona o imposto de renda e os tributos federais, assim como os tributos estaduais e os tributos municipais.

Já os custos trabalhistas, eles sempre vão variar de acordo com o regime fiscal em que a empresa se enquadra e também de acordo com o tipo de contratação que foi feita.

  1. Tenha objetivos, metas e prioridades para o negócio

Uma dica essencial é ter um bom plano financeiro, a curto, médio e longo prazo para uma empresa que instala rede de proteção removível para janela basculante.

Pensar no que fazer depois do fechamento do mês não é o ideal, em vez disso, monitore as movimentações financeiras para planejar cada passo, elaborando metas, objetivos e prioridades do negócio. 

  1. Revise os processos

Outra dica valiosa para a educação financeira de empresas em um modo geral é fazer a revisão com uma certa frequência dos processos e das movimentações financeiras.

Se atente às variações de faturamento e faça a análise do motivo do aumento ou da diminuição de ganhos, isso ajuda a criar estratégias mais assertivas, assim como a rever os processos e o preço de serviços e produtos.

  1. Tenha uma reserva de emergência da empresa

Uma reserva emergencial existe para ajudar o negócio de pacote lua de mel com imprevistos, protegendo assim os orçamentos e reduzindo os prejuízos que esse imprevisto pode trazer.

Além disso, pode ajudar a cobrir novos custos trabalhistas não esperados, os danos na estrutura da empresa e todos os fatores externos que afetem a organização, entre outras emergências que podem aparecer.

Vantagens para as empresas que investem nela

Além das já citadas durante o texto existem mais outras vantagens incríveis para um negócio que investem na educação financeira, algumas delas são:

Ajuda a ter mais qualidade de vida

Quando alguém aprende a usar o dinheiro da maneira correta e ensina isso aos colaboradores, pode ter uma situação muito mais tranquila no seu negócio sem as preocupações que a falta dele causa.

O resultado disso é uma saúde emocional, mental e doença muito melhores, tanto para o empresário quanto para sua equipe, já que a saúde reflete na produtividade de uma pessoa.

Além disso ter dinheiro disponível possibilita que uma pessoa aproveite e curta mais as coisas boas que a vida tem a oferecer como:

  • Lazer;
  • Viagens;
  • Descanso;
  • Descontração.

Fazendo tudo isso sem se endividar e aproveitando cada um desses momentos da melhor maneira que puder.

Ajuda a ter mais qualidade de consumo

A educação financeira também é capaz de proporcionar que as pessoas tenham um consumo muito mais consciente, ou seja, não gastar com coisas desnecessárias.

Além de saber usar a renda prezando a qualidade e a experiência de compras, que são essenciais para o bem-estar de um consumidor.

É normal confundirem educação financeira com buscar sempre o mais barato de algo, mesmo que de pior qualidade ser “mais de vaca” como muitos dizem.

Na verdade, ter uma boa educação financeira não é deixar de adquirir uma cortina blackout de qualidade por outra mais barata, e sim avaliar se ela é realmente necessária naquele momento.

Ajuda a aprender sobre o valor do dinheiro

Uma pessoa ou um empreendedor que gasta de forma desordenada com certeza aprendeu o valor do dinheiro, não sabe do esforço para ganhar cada centavo.

Mas, uma pessoa com orçamento baseado na educação financeira, sabe bem o valor de seu dinheiro e que ele nunca renderá se não for aplicado da maneira certa.

As finanças de um negócio ou de uma pessoa alcançarão móveis melhores e mais rápidos se ela der a importância que se deve ao dinheiro, pensando e dependendo na gira de gastá-lo.

Seja para uma simples compra, como a de um serviço de limpeza de piso cerâmico pós obra ou para uma aquisição grande como a compra de um automóvel. Seja para economizar nos custos do escritório.

Ajuda a planejar melhor o futuro

Pessoas que não têm educação financeira têm maiores chances de ter dificuldades ao planejar o futuro, e é difícil pensar nele sem conseguir garantir o presente.

Já as que têm essa educação podem planejar seus passos seguintes tranquilamente, já que sabem economizar para ter um futuro muito mais tranquilo.

Com um pensamento de que graças a sua educação financeira o seu futuro não terá nenhuma dificuldade nessa área, mesmo em muitos anos.

Ajuda a garantir uma reserva financeira

Existem várias situações que pedem uma grande quantia de dinheiro, como uma emergência na empresa de transporte executivo de passageiros.

Com isso, é necessário contar não só com os lucros do mês, mas também com um valor a mais do que se pode usar apenas por garantia.

Independente do caso, saber a importância de uma reserva vem da educação financeira, que garante que a pessoa não contraia altas dívidas com empréstimos, por exemplo, para ter dinheiro para resolver problemas.

Ajuda a fazer o dinheiro render

Investir melhor o dinheiro e fazer com que ele renda muito mais é uma das outras vantagens de quem aposta na educação financeira para sua vida ou negócio.

Somente quando as finanças estão equilibradas se torna possível fazer aplicações que deem mais dinheiro para o fundo de investimento.

Esse investimento pode começar de uma maneira modesta e ir aumentando, e quando for notar já terá o bastante para garantir um futuro melhor para o negócio ou para a aposentadoria.

Considerações finais

Portanto, educar gastos desnecessários e controlar bem seu dinheiro é essencial para ter uma boa vida financeira, isso tanto na vida pessoal quanto na vida da organização.

Isso permite que a pessoa não faça mais do que o necessário, pois um equilíbrio financeiro ajuda a fugir das dívidas que podem acabar atrapalhando todas as finanças.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.