O autismo pode apresentar uma ampla gama de desafios, especialmente quando se trata de aprendizagem. Embora o autismo nem sempre afete a capacidade de aprendizagem de uma criança, geralmente afeta a maneira como a criança aprende. E isso pode ser especialmente importante na hora de ensinar uma criança autista a ler e soletrar.
Crianças com autismo aprendem de maneira diferente
Crianças autistas costumam ter dificuldade de aprender de maneiras tradicionais porque seus cérebros simplesmente não processam informações da mesma forma que as outras crianças. Eles são conectados de forma diferente e a alfabetização de autista é muito mais complicada.
Por exemplo, muitas crianças com autismo são pensadores visuais – pensam por meio de imagens em vez de palavras. Outras crianças autistas aprendem melhor por meio do som, e outras ainda aprendem melhor com o toque. Muitos têm problemas para colocar sequências em seus bancos de memória, como longas sequências de palavras, números ou instruções de várias etapas. E diferenciar entre certos sons pode ser difícil para a criança autista, o que torna o aprendizado da leitura especialmente difícil.
Se esta descrição se parece com seu filho, tenho boas notícias. Quando você usa técnicas simples, passo a passo e multissensoriais que envolvem ativamente as crianças no processo de aprendizagem, ensinar seu filho a ler e soletrar não precisa ser uma tarefa assustadora.
6 dicas para ensinar crianças com autismo
Aqui estão seis dicas de ensino para ajudá-lo a ensinar leitura e ortografia para seu filho.
Use instruções diretas
Ensino de leitura e ortografia para crianças autistas – All About Learning Press
Com instrução direta, as aulas são cuidadosamente sequenciadas e explícitas. O aluno é informado exatamente o que ele precisa saber. Cada lição de leitura e ortografia deve incluir três etapas simples:
- Uma revisão do que foi aprendido no dia anterior
- Novo ensino de um único conceito
- Uma curta prática do novo ensino
- Foco em lições incrementais
Divida cada habilidade em seus passos mais básicos e, em seguida, ensine as lições em uma ordem lógica, levando seu filho de um conceito ou habilidade para o próximo. Cada etapa deve ser construída sobre as etapas que seu filho já domina, garantindo que não haja lacunas .
Ensine um novo conceito de cada vez
Ao ensinar as letras às crianças, comece com os fonogramas e ensine-lhes aquelas que são mais fáceis de aprender e que podem colocar em uso imediato, como M, S, P e A. Ensinar um conceito de cada vez respeita o funil da criança e ajuda a aprender a ficar . Também ajuda a manter as aulas curtas .
Use técnicas multissensoriais
Tudo sobre a leitura do currículo no quadro branco
Como as crianças com autismo não aprendem todas da mesma maneira, é importante ensinar todas as lições usando a visão, o som e o toque . Os alunos visuais gostam de ver o que estão aprendendo. Alunos auditivos preferem ouvir instruções orais e então discutir o que aprenderam para solidificar o material. Os alunos práticos absorvem melhor o conhecimento quando podem tocar e manipular objetos.
Um quadro branco magnético com letras móveis faz maravilhas para alunos cinestésicos e visuais. Dizer a palavra ou letra em voz alta é importante para os alunos auditivos. Formar ativamente as letras em areia ou arroz, ou traçar o formato da letra em uma superfície texturizada como uma lixa ou veludo, é outra técnica eficaz para algumas crianças. E permitir que seu filho escolha sua própria superfície texturizada favorita torna a atividade muito mais envolvente.
Como muitas crianças autistas também têm dificuldade com o controle motor fino e precisam de atividades fáceis, simples e repetidas para ajudá-las a desenvolver essa habilidade, esses tipos de exercícios cinestésicos também ajudam nessa área.
Forneça exemplos concretos
Crianças com autismo costumam ter dificuldade em processar ideias abstratas. Os blocos de letras com códigos de cores fornecem exemplos concretos de conceitos de leitura e ortografia.
Além disso, muitas crianças autistas não conseguem processar informações verbais excessivas. A demonstração de mesclagem e segmentação usando blocos de letras permite que a criança entenda o processo sem se sobrecarregar com longas explicações verbais.
Recompense o progresso do seu filho
Menina feliz segurando o gráfico de progresso Tudo sobre a leitura
É importante tornar as lições baseadas no domínio e incluir uma forma visual para seu filho marcar seu progresso, como um gráfico onde ela pode colar estrelas para cada lição aprendida.
E não se esqueça de usar palavras de encorajamento a cada passo do caminho. Encorajamento simples como “Bom trabalho!” ou “Você foi ótimo!” ou “Excelente!” contribui muito para construir confiança e auto-estima nas crianças, motivando-as a continuar aprendendo.