Dicas para usar suas palavras-chave no SEO On Page

Nunca otimize demais  uma página com suas palavras-chave. O Google descobrirá mais cedo ou mais tarde. E ultimamente ele descobre muito em breve…

Aprenda a usar sinônimos e termos relacionados  às suas palavras-chave, assim você evitará repeti-los com tanta frequência e se posicionará para palavras-chave mais secundárias.

Não dê muita atenção à “Densidade de palavras-chave”, não existe uma fórmula mágica que diga quantas vezes ou com que frequência você deve usar suas palavras-chave.

Não fique obcecado em colocar suas palavras-chave em todos os lugares possíveis, você corre o risco de receber uma penalidade do Google.

Veja aqui o preço de uma consultoria seo.

 

Tags e Meta Tags que usamos no SEO On Page

Se você já sabe o que é um Label (“Tag”) ou Meta Label (“Meta Tag”), pode pular essa parte teórica e começar a melhorar seu SEO On Page abaixo.

Certamente em algum momento você aprendeu que as páginas que você vê no seu navegador, incluindo esta, são na verdade códigos que não fariam muito sentido se não fossem interpretados pelos navegadores.

Algo semelhante ao que acontece com os sinais de televisão ou telefone.

Você pode verificar isso clicando com o botão direito do mouse nesta página e selecionando “ver fonte” no menu ou a opção equivalente em seu navegador (para Chrome Windows CTRL+U)

Bobagem sem sentido, certo?

Felizmente, os navegadores podem “traduzir” este código graças a certos atributos ou “tags” (” tags ” em inglês) que indicam como apresentar a informação da maneira que você está acostumado.

Agora você sabe que os navegadores interpretam certas partes especiais de código (“tags”) para “marcar” e estruturar informações.

Mas o mais interessante é que o Google e outros buscadores utilizam algumas dessas tags  para determinar a relevância temática das páginas, e tentam colocá-las no lugar que lhes corresponde nas buscas.

E uma vez que você sabe disso, você tem a possibilidade de tentar influenciar o posicionamento de suas páginas, otimizando essas “tags”.

E é isso que vou te ensinar a seguir, passo a passo 😉

 

Snippets ou fragmentos nos SERPs

Vamos primeiro examinar as tags que são exibidas diretamente nos resultados: Título, URL e Meta Descrição.

Sempre que você pesquisa no Google, os resultados são exibidos em um formato que chamamos de “snippets” ou “fragments”.

A razão pela qual vamos examinar esses rótulos primeiro é dupla:

Em primeiro lugar porque influenciam muito o posicionamento: entre eles estão dois dos mais importantes para o Google.

E em segundo lugar, porque eles são a “vitrine” da sua página, e se for atraente o suficiente, o usuário clicará no seu resultado antes de outro na mesma página.

 

Para que eles são importantes?

Como diz o ditado, você pode “matar dois coelhos” com uma cajadada só se os otimizar corretamente.

 

Título da página ( Tag de título )

O título é provavelmente o elemento mais importante para otimizar seu SEO On Page.

Por quê?

A maioria de nós que pratica SEO ou até mesmo agências de link building concordam que o Google considera o título como um dos fatores mais importantes  para “conhecer” o tema de suas páginas.

O título é exibido apenas na janela do seu navegador (ou abas), e como você sabe nos resultados da pesquisa.

Você pode vê-lo no código HTML de qualquer página, entre as tags “title”.

O título de uma página é algo como o que a define e, portanto, deve estar relacionado ao conteúdo e ser consistente com ele, se você quiser que o Google o leve em consideração.

Em outras palavras, se seu site vende sapatos, você não deve incluir “sapatos grátis” em seu título para tentar atrair visitantes, a menos que você esteja realmente oferecendo sapatos grátis, caso contrário seus visitantes perceberão imediatamente (e o Google logo depois). ) seu título não corresponde ao seu conteúdo.

 

Dicas para otimizar a Title Tag para SEO On Page

Inclua sua palavra-chave principal no título . Se for possível (e não for forçado) no início, embora isso não seja essencial.

O título deve ser atrativo para o usuário , além de ser otimizado para o Google, pois depende dele que o visitante decida entrar no seu site ao invés de fazê-lo em outros que aparecem acima ou abaixo na mesma página de resultados.

Recomenda-se que o título tenha no  máximo 70 caracteres ou 600 pixels , para garantir que seja exibido na íntegra na página de resultados do Google. Se for maior você verá que o texto está truncado e no final aparece (…) Há estudos que mostram que em geral são produzidas menos visitas nos resultados cujo título aparece cortado em comparação com aqueles que mostram a íntegra título.

Você deve construir seus títulos de forma natural , sempre contendo a frase-chave principal que você escolheu para cada página específica, e se possível limitando o número de palavras que não fornecem informações relevantes, como “de” “para”, etc. .

O título deve ser único  para cada página, não os duplique.

Se você tem uma marca reconhecível, é uma boa ideia colocá-la no final do título (como você verá na captura de tela a seguir) para tentar chamar a atenção do usuário caso ele já conheça sua marca.

 

Endereço de URL

O endereço (URL) das suas páginas desempenha um papel duplamente importante no seu SEO on Page.

Por um lado, é um reforço continuar informado sobre o tema da sua página. Mas também mais e mais usuários procuram URLs para tomar decisões.

Se um endereço parecer “suspeito” ou não descrever adequadamente o que é mencionado no título, você tem uma boa chance de perder cliques. Veja este exemplo como a url está bem otimizada: webtrends.net.br/comprar-backlinks

Esta tag não é inserida no código HTML de suas páginas, ela é criada levando em consideração a localização de cada página dentro de seu domínio.

Dependendo se você trabalha diretamente com HTML e CSS, ou se usa WordPress, a URL de suas páginas será gerada de forma diferente:

 

HTML

Se você trabalha diretamente com HTML, onde você salva suas páginas determinará seu endereço.

Por exemplo, se você salvar o arquivo ” teste.html ” no diretório raiz, seu endereço será ” yourdomain.com/teste.html “

 

WORDPRESS

Se você trabalha com WordPress, a URL é gerada no momento em que você salva a página.

Por exemplo : se o título da sua página for “O melhor guia que você pode ler sobre SEO e SEM”, o WordPress criará a URL “o melhor guia que você pode ler sobre seo-e-sem”.

Mas seria muito melhor mudar para ” melhor-guia-seo-sem “.

Felizmente, você pode editar facilmente o endereço de suas páginas no WordPress.

Basta clicar no botão “Editar” que você verá logo abaixo do título do seu artigo, e ao lado do endereço da URL, como você vê na imagem abaixo.

Embora nem todos concordem, estou convencido de que, ainda hoje, você pode obter benefícios de SEO quando “encadeia” termos em seu endereço de URL.

Estou falando, por exemplo: incluir palavras-chave que ajudem a classificar sua página através de categorias, diretórios, etc.

Algo como ” webtrends.net.br/criacao-sites/sp “, etc.

 

Dicas para otimizar seus URLs para SEO On Page

​Sua URL deve descrever pelo menos parcialmente o conteúdo da página , idealmente o principal benefício, ou o produto (lembre-se do exemplo do tênis)

Inclua sua palavra-chave principal  ou uma variante semântica, se puder fazê-lo sem problemas.

A menos que seja essencial, evite usar datas ou números na URL:  você evitará que seus artigos pareçam muito antigos ou obsoletos. Exceto casos muito específicos (uma biblioteca, por exemplo)

Não inclua símbolos como acentos, “ç”, “ñ”, etc.

A menos que seja necessário, não inclua parâmetros como “ninjaseo.es/p=113?&var”

Evite incluir a extensão do arquivo na URL (index.html, index.php, etc.) eles não contribuem em nada para o posicionamento.

Não inclua palavras “vazias” : “de”, “em”, “para”, etc. Isso não influencia no posicionamento, mas ajuda a criar endereços mais úteis para seus usuários.

Separe suas palavras-chave ou frases com hífens “-“. Por exemplo, para “Comprar carros usados”, use “comprar carros-ocasião”.

Use o “traço do meio” (“-“) para separar as palavras , embora o Google não se importe se você usar “-” ou “_” o “traço do meio” geralmente cria um endereço mais legível.

Tente ser consistente com o uso de letras maiúsculas ou minúsculas, escolha sua preferência e escreva-as sempre da mesma forma. Embora eu aconselhe sempre usar letras minúsculas em URLs porque são mais legíveis e mais fáceis de escrever na caixa de endereço.