O marketing de influência está entre as estratégias com maiores chances de sucesso para exposição de um produto ou marca. Com o crescimento das redes sociais, a melhor forma de divulgação pode ser através de pessoas com diversos seguidores.
Para isso, são usados os influencers, ou, influenciadores, que são personalidades que produzem conteúdo digital, com expressão e capacidade de interferir na visão ou opinião que seus seguidores têm sobre um assunto, uma empresa ou produto.
Antes, as estrelas da publicidade eram celebridades de televisão ou cinema e esportistas, que por meio de sua visibilidade, angariavam uma legião de fãs que apostava no que era anunciado em propagandas.
O marketing, utilizando a influência de pessoas conhecidas, era majoritariamente realizado através de anúncios protagonizados por estes, que eram claramente formas de elevar o consumo do produto em foco.
O que é o marketing de influência?
O marketing de influência é uma estratégia de divulgação de produtos e serviços por meio de produtores de conteúdo com público já estabelecido e engajado. Trata-se de uma das maiores formas de publicidade realizada nos tempos atuais, com redes sociais.
O fenômeno é tão intenso que já é exigido, hoje em dia, que os influenciadores sinalizem de forma clara e aberta que a divulgação de um produto se trata de parceria profissional, ou seja, que o post em questão não tem origem espontânea.
O hábito já está enraizado de tal forma que, ao mencionar produto ou serviço que não é parte de publicidade, o aviso costuma ser o oposto, sendo comum que influenciadores comecem conteúdos dizendo: “não é publi, eu comprei mesmo”.
Além disso, já se criou inclusive uma cultura em torno da prática, com expressões como “recebidinhos”, para se referir a produtos de empresas ou potenciais parceiros que são enviados para que sejam experimentados pelos famosos.
Em paralelo a isso, os influenciadores costumam pertencer a uma classe social elevada assim, se optam por uma determinada empresa de monitoramento, por exemplo, é como se fosse colocado um selo de confiança e qualidade na companhia.
Os influenciadores
Com o desenvolvimento de diversas redes sociais, os influenciadores, por vezes, são famosos apenas por serem…influenciadores! Não necessariamente são cantores, atrizes, jogadores de futebol ou modelos. Famosos por serem famosos.
Ao expor suas vidas, conseguem, de forma velada e sutil, apresentar produtos e marcas como escolhas próprias, parte de seu cotidiano a ser imitado e acompanhado por diversas pessoas.
Dessa forma, ainda que alguém se diga completamente contrário e avesso a propagandas e a seguir o que é abordado por estratégia de marketing, pode, ao assistir um vídeo de uma pessoa que tem blog, se ver influenciado a consumir determinado produto.
Nem sempre esse influenciamento é intencional. Uma modelo pode, por exemplo, divulgar um vídeo mostrando como faz sua rotina de limpeza da pele e, ao fundo, expor parte do seu banheiro com acessórios banheiro cromado.
Assim, sem haver necessariamente a intenção de alavancar as vendas deste produto, a modelo pode gerar a vontade em quem assiste de reproduzir exatamente o banheiro que a vê se arrumando.
Os influenciadores, ainda, não ficam restritos a suas identidades apenas. Existem, hoje em dia, em redes sociais, diversas pessoas que apresentam fatos de sua vida, casamentos, nascimento de filhos, viagens, criando engajamento.
Assim, o seguidor se sente parte da família e da rotina. A pessoa que visualiza o conteúdo deixa de ser um estranho para se sentir próximo ao influenciador que admira, conhecendo seus hábitos, o nome de seu cachorro, a idade de seus filhos.
Isso pode fazer com que o influenciador tenha um alcance ainda maior com outros públicos e que uma só pessoa converse com diversos temas. Por exemplo, a modelo mencionada pode anunciar um sabonete facial enquanto mostra sua rotina de beleza.
Logo em seguida, no próximo vídeo, pode mandar o filho para escola com uma certa mochila que foi presente de determinada fabrica de mochilas.
O que se ganha com o marketing de influência?
O marketing de influência tem como marca, como mencionado, a aparente espontaneidade (muito bem planejada). Assim, ganha muito mais alcance do que o anúncio que seria rejeitado, o comercial que seria alvo da mudança de canal e o outdoor que passaria batido.
A habilidade do marketing de influência é sutilmente se inserir no contexto das pessoas que acompanham as personalidades escolhidas para divulgação e, de forma quase lúdica, fazer parte de seu dia a dia.
Uma cantora que aparece em público, ao brincar com seus filhos, usando uma camiseta com o nome de cada um deles, pode aumentar quase instantaneamente a busca por empresas de camisetas personalizadas.
Ainda que não se trate de uma marca específica, o uso de um objeto por alguém famoso cria um desejo quase imediato em quem acompanha a pessoa, o que é difícil de ser realizado por meio de um anúncio normal.
Além disso, pode ser difícil afirmar que uma atriz famosa usa um creme facial vendido na farmácia mais próxima a preços módicos. Mas se, ao postar uma foto na rede social de seu cachorrinho, o produto aparecer discretamente no canto do banheiro, o uso será implícito.
Com a sofisticação do consumidor, que quer produtos reais, que funcionem e realizem um consumo que tenha significado, pode ser mais complicado engajar e fazer com que a pessoa se interesse pelos benefícios apresentados.
Quando, porém, uma influencer sai para a academia portando sua bolsa termica personalizada, o desejo é criado rapidamente e o uso por uma pessoa que cuida de seu físico, por exemplo, pode valer mais que saber que a bolsa conservará a comida por 12h.
Outro ponto interessante é que, quando o seguidor se envolve com o influenciador, ele acredita e confia no que é apresentado. A lógica fica simples: se ele usa, deve ser bom.
Pensando nisso, confira algumas outras vantagens de optar pelo marketing de influência:
- Público já estabelecido;
- Confiança no produto;
- Segurança para aquisição;
- Publicidade sutil e dentro do cotidiano;
- Aumenta a decisão de compra.
Como mencionado, um influenciador pode conversar com diversos públicos ao mesmo tempo. Tomando o caso da modelo mencionada, seu público incluirá mulheres de diversas faixas etárias, mães, estudantes e homens que a consideram atraente.
Algumas dicas de como aplicar o marketing de influência
O Marketing de influência, quando bem aplicado, detém todos os elementos para trazer muito sucesso para a marca, tanto aumentando a quantidade de pessoas que conhecem a empresa como subindo o número de vendas.
Assim, o projeto de marketing de influência deve seguir passos claros para chegar a uma estratégia bem sucedida. Conhecer seu público-alvo muito bem é um dos requisitos necessários, assim como confirmar se estas pessoas acompanham influenciadores.
Outro ponto interessante na análise do público-alvo é a identificação de quem é a persona, ou seja, o cliente ideal do negócio, e que canais são escolhidos por ela, conscientemente ou não, na tomada de decisões de compras.
Pode ser interessante entender também se o público se conecta mais com vídeos, com redes sociais nas quais são expostas fotos, se por meio de posts em blogs, e assim por diante.
Procura-se influenciadores!
Uma vez bem identificada quais são as fontes de influências do público, é o momento de encontrar influenciadores que tenham relação com os valores da marca e que sejam acompanhados pelo público-alvo.
Pode ser interessante colocar, em sua estratégia de marketing, mais de um influenciador que possa expor a marca ou produto de forma natural. Assim, o uso e a confiança da marca não ficam apenas presentes no cotidiano de uma pessoa.
A realização de um evento organizado por uma agência de eventos stands, por exemplo, incluindo todos os escolhidos para representar a empresa, pode ser interessante e gerar ainda mais engajamento entre o público
O efeito de optar por diversos influenciadores que tenham o mesmo tipo de público é trazer a noção de “todos estão usando”, que é tão importante para o marketing e que tem um grande poder junto ao público.
Planejando as ações
Ainda assim, uma vez escolhido o influenciador ou um time deles, é importante planejar de forma cuidadosa as ações, para que pareçam espontâneas e que realmente o produto faça parte daquela ocasião ou rotina da pessoa.
Uma boa estratégia é realizar parcerias em momentos importantes da vida do influenciador. Por exemplo, se um ator apresenta para seu público sua casa nova, haverá muito interesse em ver como é o novo imóvel da pessoa famosa.
É a oportunidade perfeita para uma empresa de paisagismo buscar a parceria com essa pessoa, pois terá a vitrine ideal para expor seu trabalho através de um canal reconhecidamente muito acessado.
Acompanhando os resultados
Em toda estratégia de marketing, é fundamental acompanhar os números e garantir que estejam sempre de acordo com os esforços empreendidos.
Isso não é diferente em se tratando de influenciadores. Pelo contrário, é mais vital ainda para garantir o sucesso do negócio. É necessário conhecer a pessoa, desde um influencer que indicará uma empresa de pintura predial até aquele de uma loja de roupa.
Lembre-se, a publicidade negativa direcionada à influenciadora afetará diretamente a empresa.
Levando esse tipo de risco em consideração, é importante que periodicamente as ações e parcerias sejam revisitadas, a fim de garantir que a influência emprestada pela personalidade continue se traduzindo em vendas para a marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.