A pandemia causada pelo novo coronavírus (covid-19) afetou a vida de todo mundo recentemente e um dos setores mais prejudicados nos últimos meses foi o de turismo.
Isso porque, por conta de restrições, medidas de segurança, adiamentos, cancelamentos, fechamentos de fronteiras e medo/precaução das pessoas, o número de viagens caiu e caiu muito.
No entanto, aos poucos, as coisas estão voltando a funcionar, mesmo que nesse “novo normal”.
Sendo assim, o que esperar das viagens a partir de agora? E como se planejar para uma viagem pós-pandemia?
É sobre isso que iremos falar no artigo de hoje! Portanto, continue acompanhando a leitura para saber mais sobre o assunto.
Planejamento de viagens pós-pandemia
Pesquisas sobre o destino
Antes de comprar as passagens, fazer reservas e embarcar, é de suma importância que você faça pesquisas sobre o destino, como:
- Quantos casos de covid-19 teve;
- Se o número de casos já está controlado ou ainda está alto;
- Quais as medidas de segurança/higiene estão adotando;
- Se estão recebendo turistas;
- Se estão exigindo certificados de saúde;
- E claro, se é seguro viajar para lá nesse momento.
Portanto, antes de fechar qualquer pacote, faça antes uma boa pesquisa e avalie se, de fato, vale a pena viajar para o destino que você quer.
Talvez viajar mais para frente (daqui alguns meses) ou mesmo trocar de destino seja mais interessante e seguro.
Cuidados necessários
O principal ponto que você deve se preocupar para viajar a partir de agora é com a sua saúde e das pessoas que viajarão com você (familiares/amigos).
Por isso, tenha todos os cuidados necessários quando for viajar! Ou seja, use máscara e álcool gel, contrate um seguro viagem, evite lugares com muita aglomeração, etc.
Além disso, antes de viajar, consulte um médico para saber como está a sua saúde. Faça um check-up e veja se está tudo certo para você fazer uma viagem sem grandes complicações.
Compras/reservas
Como sabemos, viajar envolve diversas compras e reservas, por exemplo, de passagens, hospedagens, ingressos, entre outras.
Portanto, quando for fazer isso, busque opções que tenham garantia de cancelamento grátis. Assim, em caso de algum problema ou imprevisto, você não perderá o seu dinheiro.
Além disso, ainda nesse tópico, procure fazer as suas reservas e compras de maneira online. Dessa forma, você evita aglomerações, filas e exposição ao risco.
Por exemplo, se você é de SP e no dia da viagem for com seu veículo até o aeroporto, não deixe de fazer uma reserva com antecedência em um estacionamento perto do aeroporto de Guarulhos.
Você pode fazer isso pela internet (site, e-mail, aplicativo) ou por telefone. Dessa forma, você garante uma vaga para o seu carro em um local seguro enquanto viaja e pode fazer isso sem precisar sair de casa.
Destinos nacionais
Muitos brasileiros adoram viajar para destinos internacionais. Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Austrália, Alemanha, Nova Zelândia, Espanha, Portugal, França, Japão, Chile, Uruguai, Dubai…
Todos esses países (e muitos outros do exterior) são desejados por grande parte dos brasileiros.
Porém, por enquanto, prefira destinos nacionais. Isso porque, aqui há muitos lugares/atrações incríveis para explorar e você ainda contribui para que o dinheiro circule aqui e não lá fora – ainda mais que os setores de turismo, comércio e gastronomia foram fortemente impactados pela pandemia.
Dessa forma, você ajuda a economia do país e ainda conhece as maravilhas que o Brasil tem para oferecer.
Natureza
Depois de um longo tempo de quarentena/isolamento social e também porque não devemos ficar em lugares com aglomeração, os destinos na natureza tendem a ser mais procurados por muitos viajantes a partir de agora.
Isso porque, muitas pessoas querem ficar ao ar livre, querem respirar o ar puro, mas sem correr o risco de contaminação em lugares com muitas pessoas.
Portanto, destinos na natureza são uma boa escolha!
Datas
Em meio a tantas incertezas, é difícil falarmos em datas para a sua viagem. Por exemplo, tem pessoas que já estão viajando, outras que pretendem viajar daqui alguns meses e ainda tem aquelas que só vão fazer viagens depois que a vacina sair.
Portanto, essa questão de data é mais uma escolha pessoal. Se você já pesquisou, se informou e sente que já dá para viajar, ótimo. Agora se você tem dúvidas, ainda está com um certo receio, espere mais um pouco.
Lembre-se: a sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar. Se você acha que ainda não é seguro viajar, não viaje!
E caso queira viajar mais para frente, a partir de 2021, por exemplo, a boa notícia é que você já pode ir se planejando desde já – o que facilitará e muito a sua viagem.
Bagagem
Quando chegar ao hotel e também depois quando chegar em casa, faça uma higienização completa da sua bagagem. Isso porque, você não sabe quem e nem quantas pessoas manusearam-a.
Portanto, não deixe de limpá-la de maneira cuidadosa para evitar riscos – principalmente as rodinhas e as alças.
Prepare-se
Se você é uma pessoa que costuma viajar, prepare-se para uma realidade diferente a partir de agora.
Isso porque, enquanto o vírus estiver presente e enquanto não houver uma vacina, viajar será uma outra experiência em relação ao que você estava acostumado, seja no aeroporto, no avião, no local onde ficará hospedado, nas atrações que visitar, etc.
Muita coisa mudará. Por isso, prepare-se para essa nova realidade ou como muitas pessoas estão falando, para esse “novo normal”.