Como mudar a placa do carro para outro estado

A placa é um item indispensável (e obrigatório) para os automóveis, são como uma carteira de identidade do veículo.

A placa ajuda na identificação pelos donos e também pelas autoridades competentes. Por essa razão, não dá para deixá-las de lado. Em certas situações, as placas precisam ser trocadas e o Detran precisa ser comunicado de eventuais mudanças para atualizar o cadastro.

A seguir diremos em quais casos a troca da placa se faz necessária e como executá-la.

Como mudar a placa do carro no mesmo município

Quando o motorista mudar de residência, mas permanecer no município, não é necessário mudar a placa. No entanto, isso não quer dizer que ele não deva comunicar ao Detran a alteração: é aconselhável manter todos os documentos do veículo sempre atualizados.

E fazer isso é bem simples. Apenas se faz necessário entrar no site do Detran PE, fazer um cadastro no portal – caso já não o possua – e então entrar na opção “Alteração de Endereço no Mesmo Município”. Desta maneira, a placa continua a mesma, mas os dados ficarão atualizados no registro da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro do Veículo (CRV).

É isso o que vai permitir que as multas, notificações, documentos do Detran e demais informações cheguem ao local certo, sem extravios ou problemas.

Municípios diferentes

Mas sempre que nos mudamos e levamos conosco o veículo registrado na nossa antiga cidade, a alteração dos dados do veículo é imprescindível e, para isso, a presença do proprietário do veículo se faz necessária.

Nesse caso, não é possível fazer a mudança apenas pelo site do departamento. É necessário ir pessoalmente à unidade do Detran do novo município de residência e fazer a solicitação de transferência de localidade entre municípios do mesmo estado.

Relacionado: Como dirigir o carro de forma segura no trânsito?

Como mudar a placa do carro para estados diferentes

E se você se mudar para um outro estado, o processo também é bem similar ao da mudança para municípios diferentes. O proprietário do veículo também terá de ir a uma unidade do Detran da cidade para a qual irá residir e então fazer a solicitação de transferência de localidade para veículos de outro estado.

O que acontece se não fizer a transferência

Ao contrário do que muitos pensam, não trocar a placa atualizando o endereço pode sim gerar multa e até problemas piores. Se o motorista der o azar de ser parado numa blitz ou ação de fiscalização, o condutor será multado por uma infração grave, recebendo cinco pontos negativos na Carteira Nacional de Habilitação.

Lembrando que se no período de 12 meses o motorista completar 20 pontos, a pontuação não será mais apenas invalidada e ele receberá a notificação informando que o Detran abriu processo para suspender o seu direito de dirigir.

Porém, isso não é tudo: além de arcar com o prejuízo, o automóvel não poderá continuar rodando. Ele fica impedido de circular e retido para regularização até que o proprietário providencie a mudança de placa. Ou seja, você vai precisar pagar a multa, arcar com o guincho e a diária do carro no pátio até que você deixe tudo de acordo com o exigido por lei.

Este texto serve como um alerta para os proprietários de carros que ainda não regularizaram seus dados perante o Detran. Por isso, vale muito mais a pena ter um pouquinho de trabalho e deixar tudo dentro da lei, do que depois ter uma tremenda dor de cabeça e correr para que a placa fique atualizada.

Afinal, prevenir é sempre o melhor, sobretudo quando se trata da segurança do nosso bem móvel, que no caso é o carro.

Veículos novos com placa do Mercosul

Convém citar também que os novos carros comprados a partir de janeiro de 2017 deverão ser licenciados com placas do Mercosul, conforme Resolução do Contran.

Essas placas serão padronizadas para os países do grupo (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela). Voltaremos ao assunto em Posts futuros.

Continuem acompanhando o blog, pois sempre traremos o melhor para vocês. Até breve, com mais novidades importantes!

Artigo enviado pela equipe do site Tabela Fipe Veículos. Acesse e consulte o valor da tabela Fipe de qualquer veiculo nacional e importados.