Como e onde vender notebook usado

A promoção do consumo consciente e a ampliação dos conceitos da sustentabilidade são tão importantes para a nossa vida quanto as do Planeta.

Vender eletrônicos usados pela internet além de contribuir para uma vida mais sustentável, você estará possibilitando o acesso a uma máquina de qualidade por outra pessoa de forma mais econômica.

Por exemplo, se você acha que só quando morar nos EUA vai comprar um notebook  com alta tecnologia, saiba que a cada dia que passa estamos mais globalizados e a facilidade de adquirir novos e usados também cresce muito no cenário que vivemos. 

O mercado de usados tem crescido no Brasil, inclusive por causa da facilidade de vender através de plataformas como OLX e Mercado Livre.

Para precificar corretamente seu notebook usado, você deve ter em vista quanto custou e ao mesmo tempo oferecer um preço justo para o comprador.

Como avaliar a precificação de seu notebook usado

Para calcular o valor de um notebook usado para venda deve ser feito uma análise de mercado e das condições do aparelho. 

Sendo assim, verifique as condições de funcionamento do notebook usado. E não se esqueça de fazer um backup completo e restaurar o notebook usado para as configurações de fábrica. 

Com o notebook devidamente restaurado, verifique o desempenho do notebook, analisando os seguintes parâmetros:

  • qualidade da imagem e do som,
  • velocidade de iniciação do notebook,
  • velocidade de processamento dos programas,
  • funcionamento da webcam,
  • funcionamento dos drivers e aplicativos.

Você pode fazer isso aplicando alguns testes, usar um software específico de análise operacional ou se houver alguma dúvida, levar para análise de um técnico de informática.

Confira também: Como emitir fatura Besni atrasada

Tome nota de todas as informações e detalhamento da máquina, que são importantes tanto para entender seu valor e fazer o anúncio da venda:

  • marca, versão e modelo
  • sistema operacional
  • processador
  • memória RAM
  • disco rígido
  • placa gráfica
  • tamanho da tela
  • seu peso e medidas gerais
  • entradas e saídas (entradas P2, USB, HDMI, entre outras).

Verifique também todos os detalhes externos como ranhuras, avarias, riscos, tanto na tela quanto na pintura, se todas as teclas funcionam normalmente.

Com todas essas informações em mãos, você agora pode comparar valores de máquinas compatíveis na internet. Pesquise os valores atualizados de notebooks do mesmo modelo e com condições semelhantes à sua.

É bom ter em mãos a nota fiscal e se foi feito algum upgrade na máquina, é interessante também levar isso em conta, pois é algo que pode valorizar ou não a precificação do notebook. 

Onde vender notebook usado: Plataformas online

Hoje em dia você irá encontrar muitas plataformas especializadas nesse segmento e que oferecem facilidades para vender produtos usados pela internet. Os principais sites ou plataformas online são:

1.O ELO7 – a plataforma criada em 2018, já conta com mais de 90 mil vendedores cadastrados.

2. O Mercado Livre – plataforma considerada um dos maiores marketplaces da América Latina.

3. A OLX – bastante descomplicada e intuitiva em que existe a possibilidade de criar anúncios pagos.

4. O Enjoei – site de vendas especializado em produtos usados, é um marketplace de nicho com grande alcance de publicações.

5. Peguei Bode – site de vendas de produtos de luxo seminovos

6. Desapega – site de fácil cadastro e permite anunciar produtos muito variados.

7. Marketplace do Facebook – fácil de cadastrar e utilizar, basta ter apenas uma conta ativa na rede social.