Como dirigir o carro de forma segura no trânsito?

 

Depois de uma análise de milhares de acidentes no trânsito, houve uma conclusão: 90% dos acidentes são causados por falha humana, enquanto 4% dos acidentes são causados por problemas mecânicos e 6% dos acidentes são causados por condições ruins das vias. Segundo os dados, a maior parte dos acidentes pode ser evitada com algumas precauções.

Esse número também engloba uma taxa maior de acidentes causados por adultos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Portadores de TDAH têm mais chances de se envolverem em acidentes de trânsito por conta de sintomas como desatenção e impulsividade.

Caso você tenha suspeita de ter TDAH, não deixe de realizar um teste de TDAH online grátis. Caso o resultado seja positivo, realize uma consulta com um psiquiatra para ter o diagnóstico médico e iniciar seu tratamento. Dessa forma, as chances de se envolver em acidentes de carro diminuem bastante.

Entenda agora como dirigir o carro de forma segura no trânsito.

1 – Antecipe e previna os riscos

 

Através da direção defensiva, você como motorista pode prever acidentes com uma atenção mais perspicaz. Você precisa observar tudo com atenção. Dessa forma, sua mente vai agir antecipando acontecimentos, agindo de forma rápida. Assim, você não será tomado de surpresa. Por isso, sempre dirija com atenção e cautela, sem distrações como comer no carro ou utilizar o celular.

2 – Dirija com velocidade moderada, constante e compatível

A velocidade máxima permitida em uma vida nem sempre é segura. A velocidade do seu carro deve ser compatível com a velocidade de todos os elementos no trânsito, em principal as condições adversas.

Dirigir em uma velocidade inadequada diminui o tempo que você terá para responder de forma eficiente em caso de perigo. Em uma velocidade alta é comum não dar tempo de evitar um acidente.

3 – Não dirija com o pé na embreagem

 

Dirigir com o pé na embreagem é muito comum entre os motoristas. Saiba que isso pode diminuir a vida útil da embreagem em até 50%. Com o pé no pedal, qualquer pressão colocada estará criando pressão no diafragma do platô e acionando o sistema de embreagem.

Como a embreagem funciona com um sistema de alavancas, uma mínima pressão do pé é multiplicada por um peso muito superior nela. Ou seja, o disco da embreagem fica sempre um pouco afastado do platô, o que causa superaquecimento e desgaste do disco. Dessa forma, você terá que trocar o sistema em um período prematuro.

 

4 – Utilize pneus de qualidade

Usar o freio para as rodas do carro, mas são os pneus que param o veículo. Como todos os outros equipamentos de segurança, os pneus devem ser sempre verificados. Não deixe a manutenção dos pneus de lado, porque é uma economia que não compensa. Pneus em bom estado de conservação podem evitar acidentes graves.

 

5 – Realize a manutenção preventiva

 

Realizar a manutenção preventiva é uma forma de economizar, já que você encontra problemas antes que eles piorem no veículo. Você deve seguir as recomendações indicadas pelo fabricante, nos prazos e quilometragem no manual do carro.

Depois da manutenção preventiva, os problemas devem ser reparados imediatamente para evitar acidentes.