Aprender francês, como qualquer outra nova língua, implica memorização, dever de casa, compromisso, regularidade. Então, qual é a melhor maneira de aprender francês?
Algumas pessoas procuram por aula particular de francês, enquanto outras tentam aprender o idioma por conta própria.
Independentemente do caminho que você optar por seguir, se não deseja sair do Brasil para falar com fluência o francês, é fundamental se dedicar para atingir o seu objetivo.
Embora obter fluência em um novo idioma seja um grande desafio para a maioria das pessoas, é totalmente possível conseguir isso.
Neste post, compartilharemos com você algumas dicas para ajudá-lo a aprender francês de forma eficiente e rápida. Confira a seguir!
Dicas para aprender francês
Aqui está uma lista com dicas que poderão te ajudar a obter fluência em francês, sem precisar sair do Brasil.
1. Identifique seu estilo de aprendizagem
Você é um aprendiz visual, auditivo ou cinestésico? Em outras palavras, você aprende melhor olhando as palavras você mesmo, ouvindo-as falar com você ou ouvindo e vendo e associando ações ou sentimentos a elas?
Se você aprendeu idiomas antes do francês, tente se lembrar de como você os aprendeu e identifique o estilo de aprendizado que melhor funcionou para você no passado.
Falar o idioma e mergulhar nele é extremamente importante e uma forma de aprendê-lo mais rápido.
2. Utilize um bom aplicativo
Existem muitas opções de software de aprendizado de idiomas no mercado que permitem que você estude francês no seu próprio ritmo e tempo.
Uma maneira fácil de aprender francês de forma eficiente é usar um aplicativo que você pode baixar no seu dispositivo móvel (smartphones, tablet, etc).
A maioria dos aplicativos inclui o vocabulário e frases mais úteis para ajudá-lo a se comunicar imediatamente em situações da vida real.
Eles também oferecem opções para praticar boa pronúncia, trabalhar suas habilidades de escuta e aprender as estruturas gramaticais básicas.
3. Fale francês regularmente com outras pessoas
Hoje em dia, você tem acesso a vários recursos online, aplicativos, podcasts e muitos outros recursos para aprender francês.
Todos eles podem ser muito eficientes para construir seu vocabulário, aprender estruturas gramaticais, memorizar expressões coloquiais, mas nada substituirá as interações humanas quando se trata de idiomas.
É um processo totalmente diferente falar francês com um estranho em um restaurante. Com as interações humanas outro ponto está em jogo: a emoção que se comunica diretamente interfere em determinadas áreas do seu cérebro.
Quando um grupo de falantes nativos se reúne, a conversa geralmente se acelera e se torna mais difícil de entender. As conversas individuais são mais fáceis de começar se você for iniciante.
As aulas particulares são uma maneira de garantir que você tenha essa experiência, além de se beneficiar da contribuição de um especialista.
4. Assista à filmes ou séries em francês (com legendas em francês)
A Netflix é um recurso interessante para qualquer pessoa melhorar seu francês — ou outro idioma —, mas primeiro tenho algumas recomendações.
Um estudo realizado por pesquisadores americanos mostrou que assistir a filmes ou séries com legendas era eficaz para todos, mas não para os alunos mais novos.
Se você está no início de sua jornada de aprendizado de idiomas, talvez queira esperar um pouco antes de tentar essa técnica.
Você pode, por exemplo, começar assistindo séries ou filmes com legendas em português.
Quando você estiver mais familiarizado com o idioma, tiver aprendido mais vocabulário, expressões e estruturas gramaticais, poderá alternar para legendas em francês para ajudá-lo a acompanhar os diálogos.
Eventualmente, você pode desativar as legendas completamente. Seu foco deve permanecer no francês! Esses são passos importantes a serem seguidos.
Conclusão
Assim como qualquer outro idioma, aprender francês exigirá que você se dedique diariamente, especialmente se deseja obter fluência.
Agora que você sabe algumas dicas para atingir esse objetivo, organize a sua rotina e faça o máximo possível para aprender francês, sem precisar sair do Brasil.