Os carros elétricos têm tudo para seguir como nova tendência no mercado automotivo. Por ser um automóvel que prejudica muito menos o meio ambiente, principalmente em épocas em que essa é uma pauta constante, ele pode se tornar cada vez mais comum.
Em todo o mundo, as grandes montadoras estão investindo nesse modelo de carros para não ficar para trás quando a tendência estourar. Sejam veículos novos ou seminovos certificados Toyota, Nissan, Chevrolet, Audi e BMW, já há alguns modelos rodando no mercado. Contudo, ele ainda não é considerado um veículo acessível.
Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre os carros elétricos, explicando como eles funcionam e as razões que fazem as empresas investirem cada vez mais nesse tipo de tecnologia.
O que é e como funciona um veículo elétrico?
Os carros elétricos surgiram como uma alternativa sustentável àqueles movidos a energias não renováveis, como petróleo, gás e carvão. Esse modelo funciona por meio de corrente elétrica e não pela queima de combustível. Porém, esse tipo de mecanismo depende de quatro componentes básicos:
- Motor de indução;
- Bateria;
- Inversos;
- Sistema de recuperação de energia.
A bateria é o que armazena a energia elétrica que será utilizada para fazer o veículo andar, esse é o ponto principal. O inversor, por sua vez, é quem converte a corrente elétrica contínua em corrente alternada, que, posteriormente, é levada ao motor de indução. Dessa forma, a energia elétrica aciona os mecanismos para que o veículo se mova.
Sem a queima de combustíveis fósseis, o carro não emite nenhum poluente. Além disso, ao usar a eletricidade no carro, faz com que a energia seja bem aproveitada, uma vez que o mecanismo do motor sofre menos atrito em comparação a motores que usam combustíveis não renováveis.
Por isso, a recuperação de energia surge como uma grande vantagem dos veículos elétricos. Em um carro comum, a energia do carro ao ser freado, por exemplo, é desperdiçada em forma de calor. No motor elétrico, no entanto, essa energia retorna para a bateria como eletricidade.
Quais os modelos de carros elétricos?
No mercado, existem três modelos de carros elétricos. Para que fique mais claro o entendimento, abaixo explicamos melhor cada um deles.
Plug-in electric
Esse primeiro modelo é o carro 100% elétrico. Você pode carregá-lo em casa ou nos postos de carregamento. Um dos modelos mais conhecidos do mercado é o Tesla.
Plug-in hybrid
Esses são os carros híbridos, modelos que funcionam tanto com a energia elétrica como com combustível. Caso a energia elétrica do carro acabe, você pode usar a gasolina, por exemplo. Marcas como Toyota estão lançando modelos de seus veículos híbridos, a exemplo do Corolla.
Hybrid electric
Nesse terceiro modelo, o carro é predominantemente a combustível, mas funciona também com a energia elétrica. Porém, diferentemente do modelo plug-in hybrid, ele não pode ser carregado em uma fonte, sendo sua bateria recarregada pelo sistema de recuperação de energia.
Um carro movido a energia elétrica, além de poluir menos o ambiente, não faz barulho algum. Isso também acaba se tornando uma vantagem desse tipo de veículo: o fato de ele ser mais silencioso que um veículo a combustão tende a agradar uma grande parcela do público automotivo.
Seu custo por km é três vezes mais eficiente. Essa redução pode ser significativa em tempos em que o combustível está com valores extremamente altos, sendo uma grande vantagem em relação a veículos movidos a gasolina.
As pessoas acreditam que veículos movidos a eletricidade têm o desempenho inferior, por pensarem que a energia elétrica não move tão bem um carro quanto o motor a combustível. Esse é um pensamento equivocado, pois marcas como Porsche e Tesla mostraram que os veículos elétricos respondem bem e rápido quando o assunto é acelerar.
Com seu custo ainda muito elevado no mercado, o carro movido a eletricidade é um sonho para muitas pessoas. Porém, com as mudanças em relação às tendências do meio automobilístico, as marcas podem começar a fazer veículos elétricos cada vez mais populares, a fim de agradar a todos os públicos.
Gostou do desse post do nosso portal? Acompanhar esse tipo de mudança no mercado de automóveis é estar atento ao futuro.