Os carros percorreram um longo caminho nos últimos 120 anos ou mais. A nova tecnologia automotiva permite que você faça tudo, desde transmitir música até assistir a filmes. Alguns carros podem até dirigir sozinhos em certas circunstâncias.
Esses sinos e assobios não são uma coisa terrível, mas muitos brinquedos em seu carro pode ser perigoso. De acordo com a AAA Foundation for Traffic Safety, apenas tirar os olhos da estrada por dois segundos pode mais do que dobrar o risco de um acidente de carro. Nos dias de hoje, até que podemos alugar carro por aplicativo utilizando um código turbi primeira viagem , desta forma é essencial ficar atento com as distrações do dia a dia, vamos dar uma olhada em alguns pontos importantes.
Precisamos diminuir esses usos, porque essa tecnologia moderna está levando a uma direção mais distraída ou é possível encontrar um equilíbrio?
Integração de dispositivo inteligente
O uso do telefone celular em carros é uma das maiores causas de distração ao dirigir, apesar de sua conveniência. Um recurso que muitos fabricantes de modelos configurados a implementar para conter essa distração é a capacidade de integrar a funcionalidade do smartphone ao próprio carro. Muitos carros novos agora incorporados com integração de telefone ativado por voz e, às vezes, até navegação ativada por voz e controles de música.
Embora isso mantenha os telefones celulares fora do alcance do motorista, ainda contribui para as distrações do motorista. Mesmo se você não estiver tirando os olhos da estrada porque seu carro pode atender chamadas, responder a mensagens de texto e tocar qualquer música em sua lista de reprodução, ainda cria uma distração que pode diminuir seu tempo de reação, levando a acidentes de carro.
Isso não é para desencorajar as pessoas de usar dispositivos inteligentes integrados em seus carros – muitos carros abastecidos com eles pré-instalados agora como parte do pacote de estoque, portanto, estão ficando mais difíceis de evitar. O importante a lembrar é que, embora esses dispositivos integrados sejam mais seguros que verificar um texto em seu telefone, eles ainda são uma distração e devem ser evitados, a menos que seja absolutamente necessário.
Tipos de distração do motoristas
Infelizmente, você ainda pode se distrair mesmo que tenha as mãos no volante e os olhos na estrada. Existem três tipos principais de distração do motorista, que incluem:
- Manual: Você tirou as mãos do volante por algum motivo, seja para verificar seu telefone celular, ajustar o ar-condicionado ou ligar o rádio.
- Visual: você tirou os olhos da estrada.
- Cognitivo: você tirou sua mente da estrada.
Se você pegar o celular para verificar uma mensagem de texto, está experimentando os três tipos de distração do motoristas. Mesmo a tecnologia mãos livres não é totalmente livre de distrações. Dizer ao seu carro para ligar para alguém e depois conversar é um tipo de distração cognitiva, mesmo que você esteja com as mãos no volante e os olhos na estrada.
Enviar mensagens de texto e dirigir é diretamente responsável por um em cada quatro acidentes de carro. De acordo com os especialistas, você tem seis vezes mais probabilidade de envolver em um acidente de carro enquanto envia mensagens de texto e dirige do que enquanto dirige sob o efeito do álcool. Lembra como mencionamos que tirar os olhos da estrada por apenas dois segundos duplica o risco de um acidente de carro? Responder a uma mensagem leva cerca de cinco segundos.
Os adolescentes são mais propensos a envolver em mensagens de texto fatais durante acidentes de carro do que os adultos – dos adolescentes que se envolveram em acidentes fatais, 21% deles se distraíram com seus telefones celulares.
Dirigir sozinho não é a resposta
Os carros que dirigem sozinhos estão crescendo em popularidade, mas até que progridam até o ponto em que podem se tornar totalmente autônomos, eles podem não ser a resposta para nosso problema coletivo de direção distraída. No momento, programas de piloto automático como o oferecido com veículos Tesla selecionados podem ser seguros na rodovia, mas não são seguros para uso em todas as situações – basta olhar para o acidente fatal em Tempe, Arizona, onde um pedestre foi morto por um dos Os carros autônomos do Uber enquanto ele estava sendo testado.
Até atingir o nível quatro ou cinco de autonomia total, onde os carros podem dirigir com segurança sem a necessidade de intervenção humana, independentemente da situação, e se tornar mais populares, removendo o elemento de erro humano de dirigir por completo, eles não serão a resposta para nosso problema de condução distraída. Eles são uma ótima ferramenta, com certeza, mas ainda precisam de algum desenvolvimento antes que seja seguro usar seu telefone celular enquanto você está sentado no banco do motorista.
Soluções de direção distraída
Com todos esses avanços tecnológicos, certamente há algo que podemos fazer para impedir a direção distraída, certo?
Existem vários dispositivos que você pode conectar ao carro para informar ao provedor de serviços sem fio que você está dirigindo. Ele bloqueia todas as mensagens e notificações recebidas, bem como impede que você envie mensagens de texto ou atualizações. Qualquer pessoa que tentar enviar uma mensagem para você também receberá uma notificação de que você está dirigindo, eliminando assim a distração.
Para os pais que estão preocupados com as mensagens de texto de seus adolescentes enquanto estão ao volante, há uma série de aplicativos e recursos do telefone que você pode usar para evitar que seu filho envie mensagens de texto. Alguns aplicativos se conectam ao GPS do dispositivo e desligam automaticamente os recursos de mensagens de texto quando o carro atinge uma velocidade predefinida. Outros simplesmente bloqueiam todas as mensagens e chamadas recebidas até que a configuração seja desativada manualmente ou remotamente por você.
O melhor é desligar o celular, colocá-lo no modo avião ou deixá-lo no banco de trás, onde não seja possível alcançá-lo enquanto dirige. Não importa o quão importante seja essa ligação ou mensagem de texto, não vale a pena sua vida. Espere até chegar ao seu destino antes de pegar o telefone novamente.
Mais tecnologia pode não ser a solução perfeita para os muitos dispositivos que distraem seu carro agora, mas vale a pena investigar qualquer coisa que possa manter como estradas um pouco mais seguras e tornar os motoristas menos distraídos.
Embora esses dispositivos de bloqueio de telefone não façam nada com as pessoas distraídas por acidentes na estrada, ajustando o controle do clima ou mudando a estação de rádio, podem ajudar a remover algumas das outras distrações – especialmente conhecido em tecnologia – que colocam em risco motoristas e passageiros.