Dúvidas sobre quais as proteções que o seguro automotivo proporciona? Entenda os benefícios dessa escolha
Ter o carro roubado ou furtado, envolver-se em um acidente ou precisar do serviço de guincho em uma emergência são verdadeiros pesadelos para muitos motoristas. Nessas horas, muitos deles irão agradecer por terem contratado um serviço de seguro — enquanto muitos outros irão lamentar não terem providenciado essa garantia antes.
Sendo assim, o que você precisa saber e como escolher o melhor seguro para carros? No caso de motoristas novatos e com pouca experiência, essa escolha é ainda mais importante. Se você tem dúvidas sobre o assunto, não se preocupe. Entenda, a seguir, o que considerar para fazer a escolha certa.
Por que contratar um seguro?
O motorista novato pode não estar ciente, mas um seguro automotivo não deve ser visto como um gasto, mas como uma garantia adicional. O principal benefício que ele oferece é reduzir eventuais prejuízos financeiros envolvendo o veículo, sobretudo em casos ligados a danos ou à perda do veículo.
Mas existem outras vantagens que tornam essa escolha ainda mais atrativa. O veículo é um patrimônio de alto valor financeiro, e está sujeito a imprevistos como acidentes de trânsito e ações de pessoas mal-intencionadas. Portanto, garantir que esse patrimônio fique resguardado é importante para que o seu dinheiro seja reembolsado, evitando prejuízos ainda maiores.
Outro ponto-chave é a diversidade de serviços úteis e extras que o motorista pode contratar — muitos deles são grandes facilitadores do dia a dia. É o caso da assistência a panes, guincho e serviços de troca de pneus e chaveiro.
Isso gera mais tranquilidade e comodidade, algo que todo motorista novato procura para trafegar com mais confiança e ganhar quilometragem. Afinal, independentemente do imprevisto, o seguro dá aquela garantia de que não será preciso se preocupar com gastos adicionais, prejuízos e burocracias.
Quais as principais coberturas básicas oferecidas?
Existem algumas categorias básicas de seguro que são muito úteis para o motorista novato. Uma das principais delas é a compreensiva, uma cobertura total que garante indenização no valor integral ou parcial em casos de furto, roubo, colisão, alagamento ou incêndio.
Há também o seguro para danos a terceiros, relacionado a prejuízos materiais e corporais causados em casos de acidentes que envolvam outras pessoas. Assim, o motorista conta com um auxílio em caso de acidentes com outros veículos ou atropelamento de pedestres e ciclistas.
Inclusive, há ainda uma categoria para acidentes pessoais de passageiros. Esse tipo resguarda tanto o passageiro quanto o motorista em casos de danos corporais decorrentes de acidentes, com o seguro cobrindo os prejuízos desses danos.
Como é calculado o valor do prêmio do seguro?
Quais são os gastos que o motorista terá que pagar por causa do seguro? O prêmio é justamente essa quantia, referente às coberturas contratadas. No geral, quanto maior o risco que o veículo oferece, maior será o prêmio. Mas também existem outros critérios que impactam no valor.
Um deles — que é especial para quem está começando a dirigir — é o perfil do condutor principal. A seguradora faz uma análise do perfil do dono do automóvel, levando em conta aspectos como idade, estado civil, sexo e tempo de habilitação. Assim, quem tem mais experiência no trânsito costuma obter seguros mais baratos quando comparados aos motoristas mais novatos.
Também é analisado o nível de uso do carro. Quem usa o veículo apenas esporadicamente, tirando-o da garagem poucas vezes, conseguirá um seguro mais barato. Já para quem utiliza o veículo frequentemente pode esperar um valor mais caro, uma vez que o risco de se envolver em acidentes é maior. Até mesmo o lugar em que o carro fica estacionado (na rua ou em um estacionamento particular) influencia no preço.
Outro fator considerado é o valor de mercado do automóvel segurado. Certos modelos e marcas atraem mais a atenção de pessoas mal-intencionadas, assim como exigem manutenção mais cara. Desse modo, é normal que o valor do seguro de carros antigos, importados e velozes seja mais caro.
Por fim, é considerada a segurança na área de circulação do veículo, sobretudo as regiões da residência e do local de trabalho do motorista. Caso o condutor more ou trabalhe em um bairro que tenha maior incidência de roubos e acidentes, o valor do seguro será mais caro.