A importância do aplicativo móvel para empresas

Enquanto alguns setores sofreram fortemente por conta do COVID-19, outros alavancaram suas vendas, como no caso dos smartphones, os quais em 2020 apresentaram um crescimento de 8% referente ao ano anterior, vendendo mais de 48,7 milhões de celulares somente no Brasil.

Isso ocorreu por conta da necessidade de manter conectados, uma vez que o contato pessoal se tornou algo restrito, com essa outra oportunidade que surgiu com muita força foi a de criação de aplicativos,visando tanto a inclusão das empresas no mundo online como uma oportunidade para ganhar um novomercado.

Ter um aplicativo é algo bem rentável, pois, os brasileiros ficam em média nove horas conectados pelo dia, o que se trata de uma grande vantagem para as empresas.

A criação de se tornou aplicativos-se o braço direito de muitos negócios, isso ocorre porque as pessoas pesquisam tudo através de seus smartphones, baixando quando disponível o aplicativo e realizando desde a pesquisa até o fechamento da compra do mesmo.

Logo, se você deseja fechar muitas vendas é indiscutível a necessidade de desenvolver o aplicativo ideal para o seu negócio, contudo, para isso precisa ainda entender alguns pontos.

Motivos para sua empresa ter um aplicativo;

Como foi visto na introdução deste artigo deste sua empresa vai ganhar visibilidade, registrado ficando na memória dos seus consumidores.

Realizar marketing direto, como comunicar promoções, lançamentos, entre outras ações, fornecendo dessa maneira todas as informações que desejar aos seus clientes de forma direta.

Possibilidade que a aproximação na relação entre empresa e cliente, pois, como as pessoas estão a todo momento conectada.

Além do poder criar campanhas por meio aplicativo, como juntas pontos em troca de benefícios, por exemplo.

Outra vantagem seria se destacar no mercado, muitos de seus concorrentes já possuem, enquanto outros não.

Isso dignifica que além de ficar à frente dos seus concorrentes que ainda não possuem um aplicativo, não está para trás em seu negócio, mas continua atualizado, acompanhando as tendências e avanços tecnológicos.

Tipos de; aplicativos

Existem três tipos de aplicativos que são os mais usados no momento, os quais são;

 

  • Híbrido;

 

Se chama de Híbrido por utilizar as tecnologias Web, ou seja, no lugar de utilizar a tecnologia específica para produzir um aplicativo nativo, é utilizado o CSS, HTML e Javascript.

Sendo construído em um único projeto que roda tanto nas plataformas Android e IOS, possuindo por isso um valor mais acessível que os aplicativos nativos. 

Também trabalho com os recursos do celular como câmera, localização, imagens, entre outras possibilidades.

Os aplicativos híbridos permitem a integração com a linguagem nativa, contudo, possuem um desempenho inferior quando comparados aos aplicativos Nativos.

 

  • PWA;

 

A sigla significa Progressive Web App, se trata de um site ou sistema que usufrui das tecnologias de ponta, necessário para isso que o aplicativo atenda os critérios exigidos, estando o mais próximo possível do aplicativo nativo.

Como conseguir utilizar os recursos do smartphone, como câmera, imagens, vídeos, etc. 

A dessa vantagem tipo de aplicativo é no fato de utilizar o sistema Web que se encontra em constante evolução, assim como o valor e o tempo investido que é bem menor, comparado com um aplicativo nativo.

 

  • Nativo;

 

Feito especificamente para o sistema operacional, onde para IOS existe uma App Store e para o Android existe um Google Play, sendo desenvolvido para estes projetos, o que eleva o valor da construção do aplicativo.

O aplicativo nativo é feito para cada sistema operacional, hoje existe inúmeras tecnologias que facilitam esse processo, podendo exportar com o mesmo código aplicativos para IOS e Android.

Esse tipo de aplicativo de consegue fazer o uso dos principais recursos do smartphone,permitindo o uso de sua câmera, áudio, localização, imagens, acessando os contatos, entre outras possibilidades.

Sendo uma excelente opção já que se trata de algo bem fácil e prático de usar, além de ser um aplicativo robusto.  

Quando é interessante para sua empresa ter um aplicativo?

Antes de possuir um aplicativo é interessante compreender as necessidades da sua empresa. 

Considere se seu negócio é atemporal ou não, pois, não faria sentido ter um aplicativo para serviços que não são solicitados com tanta frequência. Um exemplo seria produzir um aplicativo para pagar um estacionamento de shopping.

Afinal, será que seria interessante para o consumidor baixar esse aplicativo, tendo em mente que ele não frequenta o shopping com tanta frequência? Será que esse cliente não iria optar por pagar o estacionamento diretamente no guichê?

Outro ponto importante é saber quais os recursos que esse aplicativo vai demandar, como acesso à câmera, microfone, bluetooth, entre outros.

Caso esse dispositivo necessite de interação com recursos do smartphone que não estão disponibilizados, desenvolvidos e disponíveis por meio da Web, então realmente é interesse sua empresa desenvolver um aplicativo. 

Segundo um estudo realizado pelo Panorama do Comércio Mobile em 2019, informou que 85% dos brasileiros com smartphone possuem o hábito de comprar online, os produtos mais comprados através de aplicativos são roupas, eletrodomésticos, alimentos e compras na farmácia. 

A partir dessas informações já fica mais fácil compreender se sua empresa necessita de um aplicativo ou não. 

Qual o modelo ideal de aplicativo para o seu negócio?

Cada aplicativo atende a uma necessidade específica, ou seja, é necessário se verificar qual tipo de aplicativo atende a necessidade da sua empresa.

Tendo em vista que o tipo de aplicativo escolhido ofereça uma boa experiência ao usuário e possua um bom desempenho, vale ressaltar que os tipos de aplicativos citados são seguros e funcionam muito bem. 

Tenha uma estratégia robusta;

É importante compreender que o aplicativo móvel possui melhores resultados quando integrado a uma estratégia de marketing digital mais ampla, como uma maneira de complementar a sua estratégia.

Ou seja, é importante que além do aplicativo você tenha um bom site, com artigos de qualidade, uma landing paging bem feita, suas redes sociais sejam bem elaboradas, para que o aplicativo some a toda essa estratégia e dessa maneira maximize os resultados do seu negócio.  

Lembre-se de registrar o aplicativo da sua empresa;

O aplicativo se trata de um software, possuindo um arquivo fonte, sendo uma propriedade intelectual.

Você pode desenvolver o aplicativo da sua empresa de duas maneiras, aberto ou fechado.

Caso opte por ser fechado, é necessário o registro, pois, evita que outra empresa copie seu aplicativo.

É necessário para isso documentar o tipo de produto que está sendo desenvolvido, como o fluxo de trabalho e preparação de todo o código fonte, submetendo ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Esse não é um processo que demore menos de dois anos, sendo necessário registrar de maneira constante, sendo recomendado que esse registro faça parte do plano de negócio da sua empresa. 

A partir disso a patente passa a ser sua, sendo o único a ter o direito de utilizar ou vender a mesma.

 

Conclusão

 

Se você deseja desenvolver um aplicativo para sua empresa, é importante está atento as tecnologias que serão utilizadas para esse desenvolvimento, mesmo que não exista tanta familiarização é importante acompanhar o processo e realizar pesquisas para compreender melhor.

Pois, a tecnologia escolhida vai determinar o resultado final. 

Seu aplicativo te possibilita mil formas de utilização, oferecendo recursos que agradem aos seus clientes, podendo conter um design moderno, sofisticado, funcional e informativo. 

 

Panorama do Comércio Mobile em 2019

https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/85-dos-brasileiros-compram-online/#:~:text=O%20Panorama%20do%20Com%C3%A9rcio%20M%C3%B3vel,parceria%20com%20a%20Opinion%20Box.