Você sabia que o português é um dos idiomas mais difíceis para quem quer aprender uma nova língua? Ainda bem que já tiramos ele da lista!
Aprender uma nova língua, não é uma missão tão simples assim, porém há diversas opções de idiomas mais fáceis de aprender, tornando essa trajetória um pouco mais animadora.
Se você tem vontade de se tornar bilíngue, saiba que é sempre um desafio até mesmo para aquelas pessoas obstinadas a aprender além de seu idioma nativo, isto é, pessoas que falam várias línguas.
Entretanto, sabemos que há idiomas cruciais de se aprender, pois são tidos como idiomas universais, ou seja, são falados em grande parte do mundo.
Vamos conferir então mais sobre quais são os idiomas mais fáceis de aprender para brasileiros?!
Qual o critério você deve avaliar para aprender um novo idioma?
O que você acha que deve ser levado em conta na hora de avaliar a dificuldade em aprender um novo idioma?
Será que é a cultura? Ou são as regras? Ou nenhum desses dois fatores?
Veja só:
- Proximidade do idioma com a língua materna (em nosso caso, o português é oriundo do latim);
- Vocabulário presente na língua em questão;
- Pronúncia do idioma (sons existentes comuns ou não);
- Construção e utilização do alfabeto;
- Regras de conjugação dos verbos;
- Gramática;
- Ortografia;
Lista com as 5 línguas mais fáceis de aprender
ITALIANO
Como mencionado anteriormente, quando há semelhanças na árvore genealógica, fica muito mais simples aprender um outro idioma.
O italiano então surge como a primeira opção entre os idiomas mais fáceis de aprender para brasileiros, visto que é uma língua que se assemelha muito ao nosso português, tanto no sentido da gramática latina, quanto na oralidade (pronúncia).
Assim, algumas pesquisas apontam que o grau de entendimento dessa língua estrangeira com o nosso idioma materno é de cerca de 40%, sem ter feito curso de idiomas nem nada, apenas pela proximidade existente, ou seja, se trata de um idioma fácil.
Além disso, o italiano é um dos idiomas mais bonitos do mundo, considerando sua fonética, que além de agradável aos ouvidos, também é muito parecida com a fonética brasileira.
ESPANHOL
Quem nunca arriscou um “portunhol”? É justamente por haver tantas semelhanças entre o espanhol e o português que esse se apresenta como segunda opção entre os idiomas mais fáceis de aprender.
Nesse sentido, o idioma espanhol também deriva da língua latina, fazendo com que se tenha tantas semelhanças entre os idiomas e seja uma alternativa simples para estudar.
Ainda assim, a nossa língua materna possui mais fonemas que o espanhol, ou seja, a língua espanhola é uma opção mais simples considerando a quantidade de sons para se aprender, sendo um idioma fácil para milhares de pessoas.
Além da similaridade, o espanhol possui a vantagem de ser geograficamente estratégico, visto que praticamente todos os países vizinhos do Brasil falam esse idioma, favorecendo e estimulando a comunicação entre as fronteiras.
Você pode se destacar no espanhol ao fazer uma viagem entre amigos na América Latina!
INGLÊS
Embora o inglês não tenha tanta semelhança histórica com o latim do português, é considerado como um dos idiomas mais fáceis de aprender.
Isso acontece devido a que é uma das línguas mais faladas ao redor do mundo (30% da população mundial), fazendo com que tenhamos contato frequentemente, já que há diversas pessoas que falam várias línguas utilizando esse idioma para a comunicação no exterior.
Dessa forma, o inglês é um “idioma fácil” devido a necessidade, padrões mundiais e imersão nessa cultura, visto que é cobrado em testes de proficiência, processos seletivos de empresas multinacionais, além de estar presente em diversas músicas, filmes e séries famosas. Se você gostar de falar a língua, pode investir em um intercâmbio na Irlanda!
FRANCÊS
Conhecido como um dos idiomas mais bonitos do mundo (língua romântica), o francês encanta a milhares de pessoas, bem como é uma das línguas mais faladas entre os continentes, o que o torna um idioma fácil de ser aprendido.
Assim, há vários aspectos semelhantes entre a língua francesa e a portuguesa, principalmente quanto à gramática, grafia e os tempos de conjugação dos verbos, podendo ser considera a com mais grau de similaridade.
Contudo, a língua francesa é um pouco mais difícil de aprender que a espanhola e a italiana, por exemplo, devido a sua fonética que requer uma maior dedicação, na qual teve grande influência do idioma germânico.
Para quem deseja saber como aprender uma língua sozinho, é preciso tomar cuidado com o idioma francês, devido aos falsos cognatos, que são palavras que acreditamos ter significados parecidos, mas na verdade não tem.
ROMENO
Já que grande parte do idioma romeno tem base no latim, sua semelhança com o português é considerável, ou seja, é uma das línguas mais fáceis de aprender para brasileiros.
E mesmo que a ideia de ir a Romênia possa lhe parecer um tanto estranha, saiba que nos daríamos bem nessa língua, visto que há muita proximidade quanto à gramática desse idioma e seu vocabulário que são baseados no alfabeto latino.
Sendo assim, esse é uma das línguas indicadas para quem está procurando qual o idioma mais fácil de aprender, basta se esforçar um pouquinho e fazer a lição de casa.
Essas foram as nossas sugestões para você, lembrando que além desses, também são considerados idiomas fáceis de aprender o holandês, sueco, africâner, suaíli e o norueguês.
Portanto, as línguas mais fáceis de aprender para brasileiros são aquelas que levam em consideração as palavras semelhantes e as estruturas sintáticas, o que gera grande similaridade com os idiomas falados na Europa.
Esse fato é comprovado em um estudo realizado pela Instituto de Relações Exteriores do Departamento de Estados dos EUA, onde apresenta como média de aprendizado cerca de 24 semanas, considerando um total de 600 horas de aula.
Continue lendo nosso site!